Vai e Vem
- Título original:
- Vai e Vem
- De:
- João César Monteiro
- Com:
- João César Monteiro, Joaquina Chicau, Rita Pereira Marques
- Género:
- Drama, Comédia
- Classificação:
- M/16
- Outros dados:
- POR, 2003, Cores, 179 min.
É o último "opus" de João César Monteiro, que morreu pouco depois de terminar o filme. Apresentado no Festival de Cannes 2003 na Selecção Oficial - fora de competição -, "Vai e Vem" foi unanimemente aplaudido pela imprensa internacional e considerado como a obra-prima de um dos maiores cineastas portugueses e mundiais, autor de algumas das obras mais perturbadoras e fascinantes do século XX.
Em "Vai e Vem", João César Monteiro - que já foi Max Monteiro e João de Deus -, é o senhor João Vuvu, parente próximo de João de Deus (a quem Monteiro dedicou uma trilogia), viúvo e muito pouco sociável, que efectua diariamente o mesmo passeio no autocarro nº100, entre a Praça das Flores e o Jardim do Príncipe Real, em Lisboa.
Durante as viagens de autocarro, a vontade de isolamento do Sr. Vuvu é perturbada: envolvido nas mais curiosas aventuras e desventuras filosofico-eróticas, encontra-se com os mais insólitos personagens, que lhe vão dar muito que pensar. A casa, onde livros e discos são as suas únicas companhias, começa a requerer urgentemente os préstimos de uma mulher-a-dias que teima em não aparecer.
João César Monteiro encena aqui a própria morte, interpela o espectador e olha-o como nunca o olhou, para no fim nos deixar um vazio impossível de preencher no cinema português.
Votos dos Leitores
Média da votação dos leitores, num total de 137 votos (carregue na posição pretendida para votar)
Votos dos Críticos
-
Kathleen Gomes
- 0 Estrelas
- 1 Estrela
- 2 Estrelas
- 3 Estrelas
- 4 Estrelas
- 5 Estrelas
-
Luís Miguel Oliveira
- 0 Estrelas
- 1 Estrela
- 2 Estrelas
- 3 Estrelas
- 4 Estrelas
- 5 Estrelas
-
Mário Jorge Torres
- 0 Estrelas
- 1 Estrela
- 2 Estrelas
- 3 Estrelas
- 4 Estrelas
- 5 Estrelas
-
Vasco Câmara
- 0 Estrelas
- 1 Estrela
- 2 Estrelas
- 3 Estrelas
- 4 Estrelas
- 5 Estrelas
Envie-nos a sua crítica
Pedimos que respeite os nossos Critérios de Publicação. Reservamo-nos o direito a não publicar quaisquer comentários inadequados ou ofensivos. O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados. Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.
Críticas dos nossos leitores
-
Alexandra Dias
A anúncio da morte
Foi este o primeiro filme que vi de João César Monteiro e desde então procurei ver todos os filmes d … (continuar a ler)
-
F.J.Forte
O testamento
Eis o testamento digno do seu autor! J.C.Monteiro nem sempre foi um realizador compreendido por todo … (continuar a ler)
-
Eu Mesmo
O Um dos piores filmes da minha vida
A primeira hora do filme bastou para mim. Os restantes minutos (horas da película) foram passados a … (continuar a ler)
-
Gin
Vai e Vem
Vi o “Vai e Vem” quando ele estreou, por isso falo do filme que ficou em mim e não do que vi na tela … (continuar a ler)
-
Luís Mendonça
O Auto do Fim
"Vai e Vem" foi feito por um homem consciente da sua própria morte. João César Monteiro ("As Bodas d … (continuar a ler)
-
A.N.Q.
O Último de J.C.M.
Depois do brilhante "Branca de Neve", não entendido pela grande maioria do público português — apena … (continuar a ler)
-
V. Guerra
Vuvu foi nu...
Tinha-me comprometido, a não ver mais nenhum filme de João César Monteiro (J.C.M.) depois do atrevim … (continuar a ler)
-
Miguel Cabral
A gozar connosco
Como é possível esta fraca, fraquíssima, justificação para mais uns subsídios. Estão a gozar connosc … (continuar a ler)