Cinecartaz

Pub

O Rei do Riso

Título original:
Qui rido io
De:
Mario Martone
Com:
Toni Servillo, Maria Nazionale, Cristiana Dell'Anna
Género:
Drama, Biografia
Classificação:
M/12
Outros dados:
ITA/ESP, 2021, Cores, 133 min.

Itália, inícios do século XX. Eduardo Scarpetta (Toni Servillo) é uma lenda da comédia napolitana. Mas, quando parodia “La Figlia di lorio”, uma tragédia da autoria de Gabriele D’Annunzio, um dos mais importantes poetas italianos da época, as coisas começam a correr mal. Após a estreia ser interrompida por espectadores descontentes, Scarpetta acaba por ser processado por plágio pelo próprio D’Annunzio, entrando numa longa e complexa batalha legal.
Seleccionado para competição no Festival de Cinema de Veneza – onde recebeu os prémios Pasinetti de Melhor Actor (Toni Servillo) e o La Pellicola d’Oro para Melhor Guarda-Roupa (Tirelli Costumi) –, um filme biográfico sobre Eduardo Scarpetta (1853-1925) que, com a sua divertida personagem Felice Sciosciammocca, era visto como um dos mais carismáticos actores e encenadores italianos dos finais do século XIX e princípios do XX. A realização é da responsabilidade de Mario Martone, que escreve o guião em parceria com Ippolita Di Majo. PÚBLICO

PUB

Votos dos Leitores

Média da votação dos leitores, num total de 19 votos (carregue na posição pretendida para votar)

Votos dos Críticos

Envie-nos a sua crítica

Para submeter o seu comentário tem que ter javascript activo no seu browser.

Pedimos que respeite os nossos Critérios de Publicação. Reservamo-nos o direito a não publicar quaisquer comentários inadequados ou ofensivos. O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados. Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.

Críticas dos nossos leitores