Cinecartaz

Pub

O Mauritano

Título original:
The Mauritanian
De:
Kevin Macdonald
Com:
Tahar Rahim, Nouhe Hamady Bari, Saadna Hamoud
Género:
Drama, Thriller
Classificação:
M/14
Outros dados:
GB/EUA, 2021, Cores, 129 min.

A trágica história verídica do mauritano Mohamedou Ould Slahi, feito prisioneiro em 2002 pelo Governo norte-americano e levado para Guantánamo sem nenhuma acusação ou julgamento, onde esteve encarcerado até 2016. Durante esses 14 anos, Mohamedou foi submetido a privação de sono, isolamento, temperaturas extremas, espancamentos, uma execução simulada e várias formas de humilhação. Quando estava prestes a perder toda a esperança, conheceu Nancy Hollander e Teri Duncan, duas advogadas interessadas em representar o seu caso. Os três tiveram de lutar contra um sistema de leis pouco claras e pessoas dispostas a tudo para provar que tinham razão. 
Realizado por Kevin Macdonald, tem como base o livro de memórias "Guantanamo Diary", escrito ainda na cadeia pelo próprio Mohamedou Ould Slahi, que se tornou um “best-seller” internacional. Tahar Rahim (nomeado para o Globo de Ouro pela sua actuação), Jodie Foster (vencedora do Globo de Ouro de melhor actriz secundária), Shailene Woodley, Benedict Cumberbatch e Zachary Levi assumem as personagens principais. O jornal britânico The Guardian tem um documentário premiado com um BAFTA chamado “My Brother’s Keeper” (disponível aqui), sobre a amizade de Mohamedou Ould Slahi com Steve Wood, um guarda prisional que conheceu em Guantánamo. PÚBLICO

PUB

Votos dos Leitores

Média da votação dos leitores, num total de 17 votos (carregue na posição pretendida para votar)

Votos dos Críticos

Envie-nos a sua crítica

Para submeter o seu comentário tem que ter javascript activo no seu browser.

Pedimos que respeite os nossos Critérios de Publicação. Reservamo-nos o direito a não publicar quaisquer comentários inadequados ou ofensivos. O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados. Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.

Críticas dos nossos leitores