Cinecartaz

Pub

Tolkien

Título original:
Tolkien
De:
Dome Karukoski
Com:
Nicholas Hoult, Lily Collins, Colm Meaney
Género:
Drama, Biografia
Outros dados:
EUA, 2019, Cores, 112 min.

John Ronald Reuel Tolkien nasceu a 3 de Janeiro de 1892, em Bloemfontein (actual Mangaung, África do Sul), para onde os pais emigraram em busca de melhores oportunidades. Em Abril de 1895 a mãe regressa com ele e Hilary, o irmão mais novo, para  Birmingham (Inglaterra). O pai, que esperava juntar-se à família algum tempo depois, contraiu febre reumática que se revelou fatal. Já em 1904, a mãe fica gravemente doente e acaba por morrer, deixando os dois filhos órfãos e sem forma de subsistência. Os dois rapazes são então acolhidos por Francis Morgan, o padre da paróquia frequentada pela mãe, que assume o seu sustento e educação. Na escola, o carismático John Ronald vive rodeado de amigos com quem cria uma "irmandade" que, ao lado da sua paixão pela linguagem, veio a definir o rumo da sua vida e que o inspiraria a escrever as várias obras da saga "O Senhor dos Anéis". O resultado foi uma das epopeias mais ricas e vívidas que a literatura alguma vez conheceu. J. R. R. Tolkien morreu no dia 2 de Setembro de 1973, com 81 anos. 
Depois do enorme sucesso dos filmes baseados nas obras de Tolkien, situadas numa Terra Média onde humanos convivem com hobbits, elfos, feiticeiros, anões e orcs, chegou o momento de ser transformada em filme a vida do próprio autor – com foco, sobretudo, nos anos de juventude. A realização foi confiada a Dome Karukoski ("Coração de Leão", "Tom of Finland"); os actores Nicholas Hoult, Lily Collins, Colm Meaney, Laura Donnelly, James MacCallum e Patrick Gibson dão vida às personagens. PÚBLICO

PUB

Votos dos Leitores

Média da votação dos leitores, num total de 11 votos (carregue na posição pretendida para votar)

Votos dos Críticos

Não existem votos dos nossos críticos.

Envie-nos a sua crítica

Para submeter o seu comentário tem que ter javascript activo no seu browser.

Pedimos que respeite os nossos Critérios de Publicação. Reservamo-nos o direito a não publicar quaisquer comentários inadequados ou ofensivos. O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados. Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.

Críticas dos nossos leitores

Não existem críticas dos nossos leitores. Por favor envie-nos a sua através do formulário à sua esquerda.