Voando Sobre um Ninho de Cucos
Título Original
One Flew Over the Cuckoo's Nest
Realizado por
Elenco
Sinopse
Randle Patrick McMurphy, um criminoso reincidente que finge ter perdido a razão, é transferido para um hospital psiquiátrico. Ali, onde é integrado num grupo de pessoas com todo o tipo de desequilíbrios, ele vai desestabilizar a rotina dos doentes e criar toda a espécie de conflitos, especialmente com Ratched, a enfermeira sociopata que administra a instituição.
Realizada em 1975, esta obra-prima de Milos Forman — também responsável por Amadeus, a biografia de Mozart, e de Larry Flynt, o controverso criador da revista pornográfica Hustler — teve um enorme êxito comercial e vale também pela denúncia dos limites da psiquiatria convencional no tratamento das doenças mentais.
Adaptando um romance homónimo de Ken Kesey, o filme foi também recebido com entusiasmo pela crítica e pela Academia de Hollywood, conquistando as cinco categorias mais importantes dos Óscares: melhor filme, realizador, actor (Jack Nicholson), actriz (Louise Fletcher) e melhor argumento (Lawrence Hauben e Bo Goldman). Só Uma Noite Aconteceu (1934), de Frank Capra, e, mais tarde, O Silêncio dos Inocentes (1991), de Jonathan Demme, conseguiram a mesma proeza.
Em 2020, a Netflix estreou a série Ratched, da autoria de Evan Romansky e Ryan Murphy, sobre uma ainda jovem Mildred Ratched (interpretada por Sarah Paulson), considerada a quinta maior vilã da história do cinema pelo American Film Institute. PÚBLICO
Críticas dos leitores
voando sobre um ninho de cucos
Fernanda Costa
Envie-nos a sua crítica
Submissão feita com sucesso!