Cinecartaz

Pub
Cartaz do Filme

Laranja Mecânica

Título original:
A Clockwork Orange
De:
Stanley Kubrick
Com:
Malcolm McDowell, Michael Bates, Patrick Magee, Warren Clarke
Género:
Drama, Crime
Classificação:
M/16
Outros dados:
GB, 1971, Cores, 136 min.

Obra-prima de Stanley Kubrick, "Laranja Mecânica" é uma comédia negra com uma interpretação visual de uma anarquia sádica e do cinismo profundo do poder governamental. Num filme que continua actual, passado num futuro próximo, o produtor-realizador-argumentista Kubrick faz uma adaptação sublime do romance homónimo de Anthony Burgess, mantendo o comentário social satírico presente na obra original.
Alex (numa bela interpretação de Malcolm McDowell) é o personagem central da história. Ele é o líder de um grupo de delinquentes que passa as noites a roubar carros, a lutar contra "gangs" rivais, a assaltar casas e a violar mulheres. Numa noite, Alex é apanhado pela polícia. Na condição de reduzir a sua pena de prisão, concorda em ser utilizado como cobaia numa experiência governamental que tem como objectivo reformar criminosos através de um pouco ortodoxo tratamento médico. Uma terapia que não é mais do que uma rápida cura para uma sociedade constantemente ameaçada pelo mal, mas que vai trazer alguns problemas de identidade.
Destaque para a banda sonora constituída por música clássica com um excelente tratamento electrónico de Walter Carlos, e utilizada na generalidade como ruído de fundo para as cenas ultra-violentas do filme que, ainda hoje, são difíceis de digerir. "Laranja Mecânica" foi nomeado para quatro Óscares em 1972 (melhor realizador, melhor montagem, melhor filme e melhor argumento) mas foi destronado nas mesmas categorias por "The French Connection" de William Friedkin. Mariana Mata (PÚBLICO)

PUB

Votos dos Leitores

Média da votação dos leitores, num total de 133 votos (carregue na posição pretendida para votar)

Votos dos Críticos

Não existem votos dos nossos críticos.

Envie-nos a sua crítica

Para submeter o seu comentário tem que ter javascript activo no seu browser.

Pedimos que respeite os nossos Critérios de Publicação. Reservamo-nos o direito a não publicar quaisquer comentários inadequados ou ofensivos. O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados. Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.

Críticas dos nossos leitores

Não existem críticas dos nossos leitores. Por favor envie-nos a sua através do formulário à sua esquerda.