Shining

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Terror 119 min 1980 29/11/2001 GB

Título Original

Shining

Sinopse

Realizado em 1980, esta obra-prima de Stanley Kubrick ainda hoje provoca adesões entusiásticas ou rejeições peremptórias. Se o autor dos aclamados 2001: Odisseia no Espaço (1968), Laranja Mecânica (1971), Nascido Para Matar (1987) olhou sempre de cima os géneros clássicos, esta incursão pelo terror é um dos mais gelados e cerebrais filmes do autor.

Neste estudo implacável sobre a paranóia e o desprezo, o cineasta fechou uma família — um pai frustrado (Jack Nicholson), uma mãe superprotectora (Shelley Duvall) e um filho mediúnico — num gigantesco e deserto hotel do Colorado, isolado pelas tempestades de Inverno.

Com uma mise-en-scène precisa, foi neste filme que pela primeira vez se utilizou a "steady cam", uma câmara com suspensão que permite ser manobrada presa ao operador sem perder a estabilidade nas horizontais. Foi através desse processo que Kubrick obteve os fabulosos "travellings" que seguem o triciclo do rapazinho nas suas incursões pelos intermináveis corredores do hotel — uma das muitas imagens que o grande cineasta legou ao imaginário colectivo do século XX.

O argumento, escrito por Kubrick e por Diane Johnson, é adaptado da obra homónima de Stephen King. PÚBLICO

Críticas dos leitores

Shinning

Júlio costa

Excelente interpretação.

Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!