Cinecartaz

Pub

O Quinto Poder

Título original:
The Fifth Estate
De:
Bill Condon
Com:
Benedict Cumberbatch, Daniel Brühl, Carice van Houten
Género:
Drama, Thriller
Classificação:
M/12
Outros dados:
BEL/EUA, 2013, Cores, 124 min.

Em 2010, uma organização sem fins lucrativos de nome WikiLeaks divulga, através do seu "website", milhares de documentos relacionados com a política externa dos EUA, a guerra no Iraque e vários outros assuntos do foro da diplomacia internacional. Este facto, hoje considerado a maior fuga de informação da História, colocou governos, autoridades públicas e empresas multinacionais sob uma clara ameaça. Tudo começa quando Julian Assange e o seu colega Daniel Domscheit-Berg (Benedict Cumberbatch e Daniel Brühl) se juntam para vigiar anonimamente algumas das pessoas mais poderosas do mundo. Com isso em mente, decidem criar uma plataforma única que permita a qualquer cidadão publicar segredos ou crimes, sob anonimato. Rapidamente as suas publicações começam a ter mais relevo e credibilidade do que os próprios meios de comunicação convencionais. Porém, conscientes de que deram início a uma revolução, Assange e Berg depressa entram em litígio e se questionam sobre os custos, económicos ou humanos, de expor determinadas verdades.
Realizado por Bill Condon e escrito por Josh Singer, um "thriller" que se inspira em duas obras fundamentais sobre o tema WikiLeaks: "Inside WikiLeaks: My Time with Julian Assange at the World's Most Dangerous Website", escrito por Daniel Domscheit-Berg, e "WikiLeaks: Inside Julian Assange's War on Secrecy", da autoria dos jornalistas David Leigh e Luke Hardin. PÚBLICO

PUB

Votos dos Leitores

Média da votação dos leitores, num total de 23 votos (carregue na posição pretendida para votar)

Votos dos Críticos

Envie-nos a sua crítica

Para submeter o seu comentário tem que ter javascript activo no seu browser.

Pedimos que respeite os nossos Critérios de Publicação. Reservamo-nos o direito a não publicar quaisquer comentários inadequados ou ofensivos. O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados. Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.

Críticas dos nossos leitores