Cinecartaz

JOSÉ MIGUEL COSTA

4 estrelas

Depois de em 2014 ter-nos surpreendido com "Tangerine" (filmado na íntegra em IPhone), Sean Baker regressa com "The Florida Project" (desta feita filmado em formato 35 mm).
Felizmente, continua desruptivo, insistindo em mostrar ao mundo a América esquecida que não se integra no "great again". Se no passado explorou a temática transgénero, na presente obra expõe-nos perante as histórias de (des)encantar dos excluídos da sociedade que (sobre)vivem no limiar da pobreza nas traseiras do "local mais feliz do mundo" (o parque de diversões da Disney), "emparedados" entre faustosos cartazes publicitários kitchs. E fá-lo com pureza/humanismo, realismo (ou melhor, "neo-realismo") e simplicidade (a narrativa "limita-se" a descrever, sem romantizações, o quotidiano/rotinas dos residentes - em constante trânsito - de um motel barato de beira de estrada, num híbrido de comédia de erros e drama social - recusando a adopção de clichés de "fazer chorar as pedras da calçada" e sem "ladainhas" miserabilistas ou sociológicas), recorrendo para o efeito a uma linguagem quase documental (que nos embrenha numa espécie de quase reality show, tal é o naturalismo dos seus diálogos - captados, múltiplas vezes, com uma frenética câmara de mão).
Sean Baker veicula também a sua mensagem através da "linguagem das cores", utilizando tonalidades contrastantes consoante filma cenas exteriores (com cores pastel garridas e recurso a lentes angulares e câmara estática, resultando em magníficos planos abertos) ou interiores (pouquíssimo iluminadas) - qual alegoria à América, que projecta para fora uma imagem que não corresponde à sua realidade interna.

Apesar de todos estes atributos, o filme seria muito "menor" se não contasse com as magníficas interpretações das crianças (que até parecem nem seguir qualquer guião), nomeadamente o furacão de 7 anos, Brookklynn Prince (onde é que ele foi desencantar aquela super miúda?!). E depois há ainda ... "aquele" final arrebatador!

Publicada a 19-02-2018 por JOSÉ MIGUEL COSTA