//
Vai e Vive
Título Original
Realizado por
Elenco
Sinopse
1984. Milhares de africanos oriundos de 26 países devastados pela fome encontram-se nos campos do Sudão. Numa iniciativa conjunta de Israel e dos Estados Unidos, é levada a cabo uma acção - a acção Moisés - para levar os milhares de Judeus etíopes para Israel. Uma mãe cristã obriga então o seu filho a declarar-se judeu para o salvar da fome e da morte. O rapaz chega à Terra Santa. Declarado órfão, é adoptado por uma família francesa sefardita que vive em Telavive. Vive no medo que o seu segredo, a sua dupla mentira, sejam descobertos: ele não é nem órfão, nem judeu, é apenas negro.
Ele vai descobrir o amor, a cultura ocidental, o judaísmo, mas também a guerra e o racismo dos territórios ocupados. Vai tornar-se judeu, francês, israelita... uma verdadeira torre de Babel. Mas ele nunca esquecerá a sua verdadeira mãe, que ficou sozinha nos campos e que ele sonha um dia poder reencontrar. <p/>PUBLICO.PT
Críticas Ípsilon
Críticas dos leitores
vê e vive!
Jorge Teixeira
Um filme de rara sensibilidade e de uma beleza que contrasta com os filmes comerciais a que nos submetem. Talvez por isso a critica seja tão baixa.... o amor vende pouco.
Continuar a ler
Um dos melhores filmes deste ano
Maria Doria
Este é um filme de uma extrema sensibilidade, baseado e centrado no amor, com uma história muito bem construída desde o seu início. Tem um óptimo desempenho de todos os actores, com uma música muitíssimo boa. Não faço comentários sobre a história, para não revelar pormenores do filme. Apenas digo que é de facto um filme a não perder! Também não compreendo a pontuação dos críticos...
Continuar a ler
A não perder
JB
Muito bom filme! Inexplicável a avaliação dos "críticos"... Sem dúvida uma temática para muitos desconhecida, que nos faz pensar um pouco no país que é Israel e na diversidade de pessoas que lá coexistem.
Continuar a ler
Belo filme
GP
Gostei muito deste filme. Saímos a saber mais alguma coisa e fala do que é o mais importante: o amor, a entre-ajuda, o reconhecimento. Se calhar tem um "defeito": passa-se em Israel e mostra um lado do povo de Israel que não interessa aos "media"? Se calhar é por isso que os críticos do "Público" dão estas classificações sem explicação, sabem que vão induzir muita gente a não ver o filme.
Continuar a ler
Envie-nos a sua crítica
Submissão feita com sucesso!