Sombras Brancas

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Drama, Biografia 114 min 2023 M/14 20/04/2023 POR

Título Original

Realizado por

Sinopse

Aos 71 anos, José Cardoso Pires sofreu um acidente vascular cerebral, que o levou a perder a capacidade de se relacionar com o mundo. A escrita, ofício de décadas, surge agora como meio terapêutico, que o ajudará a recuperar física e mentalmente. O livro "De Profundis, Valsa Lenta" (1997) relata a experiência do AVC, as suas consequências e o processo de recuperação. "Sombras Brancas", assinado por Fernando Vendrell, tem como ponto de partida esta obra e o que ela significa – uma viagem literária pela mente e pela memória. Vendrell conta a biografia de José Cardoso Pires, transportando-nos para “a cabeça do escritor, onde memória, ficção e imaginário se misturam” (Vendrell). Uma viagem pela memória que se torna, inevitavelmente, uma incursão na vida e obra de um dos mais importantes escritores portugueses do século XX. “Um filme que reporta a experiência de ser e de viver hoje, um gesto que ambiciona a alegria” (Vendrell). Texto: Cinemateca Portuguesa

Críticas Ípsilon

Sombras Brancas. Empate técnico

Jorge Mourinha

Uma adaptação ambiciosa de José Cardoso Pires, onde o risco de partir à aventura no limbo e a excelência dos seus actores são anulados pela convencionalidade anónima do sketch histórico.

Ler mais

Críticas dos leitores

Muito Fraco

Cândida Lobato

Este género de filme "sério" filmado sem dexteridade formal nem ajuste plástico ao tema já deixou a sua herança à TV mas teima em re-aparecer nas telas. É uma perda de tempo prestar atenção e acaba sempre por ser uma experiencia de cinema fajuta que, infelizmente, é uma constante na obra de Fernando Vendrell e de outros autores nacionais que optam pela narrativa quadradona e embrulhada. Embora prefira isto a algo como o lastimável "Fogo Fátuo" de João Pedro Rodrigues, ou às narrativas biópictóricas de Vicente Alves do Ó, não consigo lamentar que o "assunto" José Cardoso Pires possa parir um filme tão sensaborão.

Continuar a ler

Mais

Clara Rios

Acho que, conhecendo bem o trabalho e a obra de José Cardoso Pires, estava à espera de mais.

Continuar a ler

Espetacular!

Regina

Universo de José Cardoso Pires retratado numa adaptação livre da sua obra "De profundis, Valsa Lenta".

Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!