//

Rosas de Ermera

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Documentário 125 min 2017 M/12 09/11/2017 POR

Título Original

Rosas de Ermera

Realizado por

Sinopse

<div>Em 1939, os irmãos João e José Afonso dos Santos vão de Moçambique para Coimbra para aí realizarem os seus estudos, enquanto os pais, o juiz José Nepomuceno Afonso e Maria das Dores, e a filha mais nova, Maria, viajam para Timor-Leste, onde o pai fora colocado. A eclosão da Segunda Guerra Mundial virá separar a família durante alguns anos, com os pais e Maria a serem eventualmente internados nos campos de concentração criados pelos japoneses em Timor-Leste. É uma pequena história "perdida" na grande história da relação entre Portugal e Timor, que o realizador Luís Filipe Rocha ("Cerromaior", "A Passagem da Noite", "Cinzento e Negro") conta neste documentário, cujo título vem das rosas daquela localidade timorense. É, também, uma história esquecida da vida do ícone da música portuguesa José Afonso (1929-1987), o mesmo José Afonso dos Santos que estava em Coimbra e não teve notícias dos pais durante três anos. </div><div>Produzido pela Fado Filmes de Luís Galvão Teles e estreado na última edição do IndieLisboa, "Rosas de Ermera" chega ao circuito comercial através da Leopardo Filmes, num programa de sessões especiais acompanhadas por Luís Filipe Rocha durante o mês de Novembro. O realizador estará presente em todas as projecções para conversar com o público e com alguns convidados pontuais. Jorge Mourinha, PÚBLICO</div>

Críticas Ípsilon

As madalenas de Mariazinha

Jorge Mourinha

Um documentário curioso mas desequilibrado sobre uma infância colonial nos tempos do regime.

Ler mais

Críticas dos leitores

Rosas de Ermera

Eliseu Gomes

É daqueles filmes-documentários que vão contra aquilo que nos toca. A II guerra em Timor. Marcado desde garoto por um oficial que passava na rua da minha aldeia e pelo que diziam os vizinhos, estivera na guerra de Timor e estava a escrever um livro. Teria dado depois esse livro ao meu pai e eu comecei a ver aquele livro durante muitos anos lá por casa. Era emprestado muitas vezes e não sendo o papel de boa qualidade ia-se desboroando. Um dia a meu pedido, já eu vivia longe de casa, o meu pai deu-mo. Foi o primeiro de muitos livros que fui lendo sobre a guerra de Timor. Até que um dia numa livraria folheei um livro de João Afonso. Fiquei fascinado porque não conhecia a saga dos pais do Zeca e do João que incluíam a Mariazinha no inferno que foi Timor. E depois numa visita à FNAC encontro o filme que no nome tinha Ermera. Se calha deveria ter chorado.

Continuar a ler

Rosas de Ermera

Ana Simões

Absolutamente maravilhoso, fantástico, com pessoas ainda mais fantásticas, generosas e tudo.
Continuar a ler

Rosas de Ermera

Teresa Sabina

Nunca imaginei saber algo sobre a família de zeca Afonso o qual admiro e admirei. <br /> Foi uma felicidade poder ouvir os irmãos e especialmente a Mariazinha com a sua pacatez revisitando o passado "feliz e triste" de Timor. <br />Adorei, Adorei!<br /> Aos dois irmãos o muito obrigada pelo vosso depoimento. <br />Agradecida ao produtor por me proporcionar estes dois dias/noites televisivas maravilhosas.
Continuar a ler

****

Nuno Alves

Belo documentário.
Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!