Rebelde
Título Original
Realizado por
Elenco
Sinopse
O jovem Kamal Wasaki (Aboubakr Bensaihi), de origem marroquina, decide deixar a Bélgica, onde sempre viveu, e alistar-se como voluntário para ajudar as vítimas da guerra na Síria. Chegado a Raqqa, as coisas não correm como o esperado e ele vê-se a lutar do lado do ISIS contra a sua vontade. O pequeno Nassim (Amir El Arbi), o seu irmão mais novo, envolve-se com um grupo de recrutadores radicais que prometem levá-lo a Kamal. Desesperada, a mãe de ambos (Lubna Azabal), tenta de todos os modos salvar os filhos de toda aquela violência.
Estreado no Festival de Cinema de Cannes, um filme dramático focado nos horrores da guerra e nos momentos de viragem nas vidas de pessoas comuns, escrito e realizado a quatro mãos pelos belgas Adil El Arbi e Bilall Fallah, também autores de “Black - Amor em Tempos de Ódio” (2015), “Patser” (2018) e “Bad Boys Para Sempre” (2020). PÚBLICO
Críticas dos leitores
4 estrelas
José Miguel Costa
O poderoso e excitante "Rebelde", escrito e realizado pelos belgas Adil El Arbi e Billall Fallah, mistura com mestria os géneros de filme de guerra e melodrama familiar, conseguindo, desse modo, elevar o nosso nível de adrenalina quase até aos píncaros. A história centra-se em Kamal, um jovem criminoso belga de ascendência marroquina, que decide alterar o seu trajecto de vida, rumando em direcção à Síria com o objectivo de efectuar trabalho humanitário. Todavia, chegado ao território vê-se forçado a integrar-se no seio milícia terrorista ISIS (para a qual passa a cumprir, sem qualquer convicção, a função de operador de câmara, captando imagens de propaganda que servirão de isco para jovens ocidentais desenraizados aderirem à Jihad). Em simultâneo, Nassin (ainda criança), seduzido pelo alegado estatuto de herói do irmão, transforma-se, igualmente, numa vítima fácil dos recrutadores religiosos radicais, apesar dos esforços da sua mãe para desviá-lo dos "maus caminhos".
Envie-nos a sua crítica
Submissão feita com sucesso!