Ran - Os Senhores da Guerra

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Drama, Guerra 160 min 1985 18/07/2019 FRA, JAP

Título Original

Ran

Sinopse

Talvez o mais famoso filme da última fase da obra de Akira Kurosawa, RAN retoma os ambientes e as temáticas do precedente Kagemusha para um "fresco" histórico tão intimista como grandioso. Adaptação - ou melhor será dizer "aliteração" - da obra "Rei Lear" de Shakespeare, Ran conta o que acontece quando um velho "senhor da guerra" divide as suas posses pelos três filhos. Há já aqui qualquer coisa de "testamentário", vertente que Kurosawa desenvolveria mais abertamente no futuro (nos So-Nhos ou em Madadayo). Texto: Cinemateca Portuguesa

Críticas Ípsilon

A guerra do trono

Jorge Mourinha

Em 1985, Kurosawa filmou uma versão sui generis do Rei Lear de Shakespeare. Agora em cópia restaurada, Ran confirma-se como obra maior de uma carreira que não foi parca em clássicos.

Ler mais

Críticas dos leitores

Ran

Fernando Oliveira

Lembro-me que quando este filme estreou em Portugal em 1986, a crítica usou e abusou de superlativos adjectivos elogiosos sobre ele. Houve excepções, mas foram muito poucas. <br />E este filme inspirado num dos textos fundamentais da literatura ocidental, o “Rei Lear” de Shakespeare, que Kurosawa inscreveu nas ambiências lendárias e imagéticas da cultura japonesa, e aonde acrescentou uma personagem feminina fundamental para o desenvolvimento da história, merece tais elogios? <br />Já na altura achei que não, e trinta anos depois continuo a sentir o mesmo. É claro para mim que continuo a não conseguir ver, e sentir, aquilo foi escrito na altura. É verdade que é um filme fascinado pela violência, mas é a violência física, o sangue, a fúria e a crueldade, muito mais que a violência definida na solidão absoluta que brota do poder. Mais que uma reflexão sobre o poder e a condição dos homens e das mulheres presos ao seu exercício, a Kurosawa parece interessar muito mais as coreografias onde encena as batalhas e as lutas. Também a muito elogiada beleza pictórica do filme, parece-me que sufoca o filme, e faz-me sentir que muita vezes é mais uma tentativa de esconder um vazio de ideias, um cinema que se esgota no estilo. Um cinema sem emoção. <br />Enfim, um filme talvez bonito, mas que me aborrece. <br />(em "oceuoinfernoeodesejo.blogspot.pt")
Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!