Pôr do Sol - O Mistério do Colar de São Cajó

Votos do leitores
média de votos
Mistério, Comédia 112 min 2023 M/12 03/08/2023 POR

Depois do sucesso da série - cujas duas temporadas estão disponíveis na RTP Play e na Netflix - “Pôr do Sol” regressa em formato de longa-metragem, onde é explicada a origem “da família Bourbon de Linhaça e do seu bem mais valioso: o Colar de São Cajó” que, supostamente “está na família há mais de 3500 anos e esconde segredos, maldições e uma lendária receita de bacalhau.” Com um enredo recheado de drama, de crimes, de amor e de traições, este filme parodia o formato e os ingredientes habituais de uma telenovela. 

Com realização de Manuel Pureza e argumento de Henrique Cardoso Dias, “Pôr do Sol: O Mistério do Colar de São Cajó” é fruto de um acordo entre a Coyote Vadio, a RTP e a Nos Audiovisuais. Gabriela Barros, Rui Melo, Diogo Infante, Marco Delgado, Sofia Sá da Bandeira, Diogo Amaral, José Raposo e Manuel Cavaco assumem as personagens principais. PÚBLICO

 

Críticas Ípsilon

O Colar de São Cajó (o que nunca esteve na família Bourbon de Linhaça) nunca existiu

Jorge Mourinha

Pôr do Sol no cinema tem menos graça do que na televisão, e continua a ser televisão.

Ler mais

Sessões

Críticas dos leitores

Muito Bom

JBL

Humor português de grande qualidade. Precisamos de mais bons exemplos do cinema português e a comédia pode ser uma forma inteligente de capturar público.

Continuar a ler

Péssimo

Paulo Costa

Por favor, vejam outros filmes, não percam tempo com isto.

Continuar a ler

Não vale a pena ir ao cinema!!

Cláudia Maria Souto Santos

Uma tristeza e algo que me preocupa, pois o cinema português é muito mais do que a extensão de um episódio de uma série de televisão. O cinema português merece respeito!!

Continuar a ler

Devia vir com legendas.

Adelaide Barreiros

O trailer tem melhor som que o filme. Houve duas cenas inteiras em que não percebi uma só palavra.

Continuar a ler

Não tão bom quanto a série

Lucas

Se algo defende e eleva a série "Por Do Sol" é o facto de existir exactamente no mesmo patamar que as novelas que satiriza, com todos os seus clichés subvertidos e as "empresas" e "herdades" como palco das tramas mais diabólicas.

Nesse sentido, "Por do Sol" é, em televisão, o produto perfeito da alienação desses arquétipos, e o culminar da experiência estilística de Manuel Pureza, realizador de telenovelas ele próprio, e autor de uma desvairada experiência prévia chamada "Linhas de Sangue" (uma má longa que dilata uma boa curta com o mesmo nome, apresentada no Motel X há uns anos).

Também "O Mistério do colar de São Cajó" é uma dilatação de um conceito que resulta e que devia ser deixado em paz. A série em si continua a ser mais interessante e mais coerente (bem como mais engraçada) sem necessitar de se expandir para o grande ecrã.

Acresce o facto de que, enquanto filme, a obra não é mais do que um episódio mais longo que os outros, que também podem (e já foram) projectados em público. Se o que aqui vemos como filme fosse parte integrante da série, estaria muito menos exposto nas suas fragilidades.

Ao invés disso, temos um objecto que começa a questionar algumas coisas que na série nunca foram problemas, como acontece com uma piada que, sozinha, compromente todo um espectáculo de stand up. É também uma pena que em formato filme esta narrativa não seja mais arrojada formalmente, ficando-se pela mesma linguagem da televisão, demasiado banal para ser vista com 5 metros de altura. Para os autores, deixo um recado: não é o tamanho que conta.

Deixem estar o colar de são Cajó ao pescoço da televisão, não vá estragarem o que estava a correr tão bem. Já agora, na sala a que fui tive de fazer um esforço enorme para perceber o que os actores diziam. Parece que podiam ter passado mais tempo a trabalhar a banda sonora.

Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!