Pinóquio

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Comédia, Fan 108 min 2002 M/6 28/03/2003 ITA

Título Original

Pinocchio

Sinopse

O italiano Roberto Benigni - que com o seu filme anterior, “A Vida é Bela”, conquistou os Óscares de Melhor Actor, Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Banda-Sonora Original e o Grande Prémio do Júri em Cannes -, adapta ao cinema um dos mais mágicos contos infantis, escrito por Carlo Collodi. “Pinóquio” é a história do boneco de madeira que ganha vida e sonha tornar-se um menino de verdade. Um velho marceneiro, Gepetto (Carlo Giuffrè), sem filhos, esculpe um boneco de madeira, que ganha vida durante a noite. Pinóquio (Roberto Benigni) é um menino travesso, cujo nariz cresce quando conta mentiras. Apesar da orientação da Fada Azul (Nicoletta Braschi) e do amor de Gepetto, o espírito curioso de Pinóquio fá-lo embarcar em várias aventuras.

PUBLICO.PT

Críticas Ípsilon

O monstro e o monstro

Mário Jorge Torres

Ler mais

De pôr os nervos em franja

Luís Miguel Oliveira

Ler mais

Críticas dos leitores

Criticas despropositadas

Raquel oliveira

As críticas feitas por lmo e mjt são totalmente absurdas. Claramente de quem tem um ódio de estimação por Benigni e do Pinóquio só viu o filme de animação da Disney, se tanto.
Continuar a ler

O clássico destituído da sua beleza

Luís Coelho

Há alturas em que devemos sofrer para crescermos interiormente. Estas ocasiões incluem a destruição de uma memória de infância, de uma mágica imperial e inesquecível. Ao vermos este filme, vivemos aqueles momentos únicos de sofrimento. Socorro!...é a única palavra de que me lembro quando comparo o clássico da Disney (o eterno clássico, a eterna e bela lembrança da memória infantil) com esta medíocre peça de Benigni, este imenso rufar de mau gosto, este incomensurável bombardear de uma comédia "demasiadamente genial" para ser entendida. Pergunto-me: será que a grandeza de "A vida é bela" terá sido uma verdadeira grandeza, uma verdadeira obra, ou a queda de uma sorte circunstancial?...
Continuar a ler

Dizem mal, então deve ser bom..!

Fernando Bento Ribeiro

Por acaso ainda não fui ver o filme de Begnini, mas ao ler a crítica de MJT no Público só posso ter mesmo vontade de o ir ver. Já li outras críticas, sobretudo de criticos de cinema italianos, e sei que o filme não está muito conseguido. As objecções que MJT faz são sobretudo formais e pergunto-me, primeiro, será que MJT leu Pinóquio e sabe o que ele representa na cultura popular italiana(?), segundo, por acaso sabe o quanto caro era a Begnini realizar este projecto? Por fim as considerações ao resto da obra de Beginini sobretudo a anterior a 'La Vita è Bella' revelam uma fatal falta de gosto 'cinematográfico', em meu entendimento, bem claro. Aliás, compreendo que se possa preferir Jerry Lewis a Begnini, a comédia americana à europeia. Mas, para mim, Begnini é Begnini, tal como Fellini era Fellini e ou se gosta ou não se gosta; ainda que, modéstia à parte, me inclino mais para a conclusão de que ou se percebeu ou não se percebeu; se bem que aceite que é mais uma questão de sentir do que entender e gostos não se impõem.<BR/>Lamento apenas o poder da crítica em destruír certos filmes. Paciência!
Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!