//

Ornamento e Crime

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Drama, Crime 90 min 2015 M/12 23/03/2017 POR, BRA

Título Original

Ornamento e Crime

Sinopse

O detective Espada e a sua amante envolvem-se em esquemas de extorsão com a “máfia” da construção civil. Mas a verdade é que, entre trabalhadores das câmaras municipais, empreiteiros, polícias e mulheres fatais, o risco de algo correr mal parece demasiado elevado...
Uma história policial em ambiência "noir" realizado por Rodrigo Areias ("Estrada de Palha", "Na Memória do Presente"), segundo um argumento seu e de Pedro Bastos. A fotografia é da responsabilidade de Jorge Quintela, a banda sonora de Rita Redshoes e The Legendary Tigerman, e o elenco inclui os actores Vítor Correia, Tânia Dinis, Djin Sganzerla, António Durães, Ângelo Torres, Ângela Marques e Valdemar Santos. PÚBLICO
 

Críticas Ípsilon

O arquitecto construiu duas vezes

Jorge Mourinha

Um curioso exercício de género à volta do trabalho de um arquitecto: Ornamento & Crime.

Ler mais

A arquitectura ao noir

Luís Miguel Oliveira

O ornamento — o preto e branco, os detectives privados, os cigarros, as “femmes fatales”, os cabarets — não é crime. Mas parece sempre limitado a uma dimensão superficial.

Ler mais

Críticas dos leitores

Mau demais

Rui

Aparentemente, há quem ache que os filmes se fazem apenas de imagens. Enredo, representação, som...tudo é secundário perante "a imagem". Imagem, este filme tem mas ficamos por aí. Começando no ridículo de nos ser apresentado com legendas em inglês (que terceiro-mundismo!), passando pela total vacuidade das cenas – meras colagens com pouco nexo –, e a total entrega a lugares comuns (a sério? as personagens têm de estar – em cada cena! – a levar uma beata à boca???), esta película só não é para esquecer porque, da próxima vez que semelhante prato nos for posto à frente, já podemos fugir a tempo!
Continuar a ler

Tão mau que dói

Rui

Um mero exercício estético (sempre a saber a falso), feito de uma colagem desconexa de cenas vazias e saturado até à náusia de lugares comuns (é mesmo preciso que o "detetive" esteja a levar uma beata à boca em todas as vezes que aparece?!). Como se não bastasse a vacuidade de tudo aquilo (servida ao som de umas nulidades sonoras feitas por Rita Red Shoes e o "Tigerman"), ainda há o absurdo de apresentar o filme com... legendas em inglês!!! Verdade seja dita que, aqui e ali, foi o que me permitiu entender os diálogos mas, atendendo à estupidez de tudo, talvez não fosse preciso.
Continuar a ler

2 estrelas

JOSÉ MIGUEL COSTA

"Ornamento e Crime" é um filme tributo à estética noir em modo de policial ... made in Portugal (que nos conta a história de um detective privado que ganha a vida recorrendo a esquemas de extorsão, tendo como parceira de actividade a sua companheira que se dedica à mais antiga profissão do mundo). <br /><br />Inicialmente fica-se fascinado pela sua excelente fotografia, bem como pela banda sonora (composta pelo Rita Redshoes e Legendary Tigerman), mas à medida que o tempo passa o efeito surpresa vai-se diluindo, e como a narrativa também não agarra (com cenas demasiado fragmentadas e vazias de conteúdo, carregadas de clichés - embora, julgue que esta última caracteristica é propositada), a película torna-se monótona e desinteressante.
Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!