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O Sentido do Fim

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Drama 108 min 2017 M/14 25/05/2017 GB

Título Original

The Sense of an Ending

Sinopse

Tony Webster é um homem de meia-idade cuja existência tranquila é perturbada quando recebe uma carta de um advogado a comunicar que alguém lhe deixou um diário em testamento. Essa circunstância vai reavivar memórias com mais de quatro décadas: os companheiros da faculdade e a lembrança de um grande amor, mas também as terríveis consequências de acções impensadas da sua já tão distante juventude...
Realizado por Ritesh Batra (que ficou conhecido pela sua primeira longa-metragem, "A Lancheira"), segundo um argumento de Nick Payne, um filme dramático que adapta a obra homónima escrita por Julian Barnes, que lhe valeu o Booker Prize em 2011. A dar vida às personagens estão os actores Jim Broadbent, Charlotte Rampling, Harriet Walter, Emily Mortimer e Michelle Dockery, entre outros. PÚBLICO

Críticas dos leitores

Filme chato

Rodrigo

Filme Lixo!.
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A volatilidade da memória

Pedro Brás Marques

“A vida não é a que cada um viveu, mas a que recorda e como recorda para contá-la”, escreveu Gabriel Garcia Marques no início da sua biografia, “Viver para contá-la”. É com esta realidade que se depara Tony Webster, um sexagenário divorciado que em "O Sentido do Fim" ocupa os seus tempos numa loja de artigos de fotografia em segunda mão. <br />Um dia é surpreendido por uma carta e um diário que lhe haviam sido deixadas em testamento pela mãe duma antiga namorada, com quem estivera apenas uma vez, o que lhe faz despertar uma série de memórias desse tempo, em que estava a terminar a adolescência. Como é normal, nem tudo o que Tony recorda foi o que aconteceu nem como aconteceu. E isso faz toda a diferença. Até porque essa percepção leva-o à procura, hoje, dos protagonistas de então, para confirmar as suas memórias e as consequências do que então ocorreu… <br />O filme é representativo dum certo “cinema inglês”: reconstituição sóbria e imaculada, actores irrepreensíveis e uma sensação de homogeneidade narrativa única. Isto apesar de se ter preferido uma solução diferente da do belíssimo livro onde se baseia. Com efeito, Julian Barnes dividira salomonicamente a acção em dois capítulos: antes e agora. Já o indiano Ritesh Batra optou por uma montagem paralela, oscilando-se entre o tempo actual e o passado. Não sei se a fórmula melhora o desenrolar da história e a explicação sobre as “traições” da memória, até porque o livro oferece mais hipóteses entre o que realmente poderá ter acontecido e a memória e o comportamento, então, de Tony. Terá sido ele o actor principal que desencadeou a tragédia ou foi efectivamente um espectador semi-passivo? <br />Ao contrário de muitas migrações de livros para o grande ecrã, esta funciona bem, porque apanhou perfeitamente o sentido do argumento: a memória e como ela nos comanda o sentido da vida, principalmente quando já pouco resta e se olha para trás em busca de preenchimento interior. A personagem principal, confrontada com o passado, sente necessidade de confirmar o que acontecera na juventude como forma de “fechar” o seu próprio ciclo de vida, para acreditar que aquilo que viveu não foi uma ilusão que o acompanhou para fazer aquilo que os anglo-saxónicos chama de “closure”, algo como “encerramento” mas no sentido de um círculo que se fecha e não algo que termina abruptamente, com um corte. E claro, o filme fica muito a dever ao desemprenho brilhante da sempre elegante e serena Charlotte Rampling e, especialmente, de Jim Broadbent no papel do algo atarantado Tony Webster, um apelido a que curiosamente se associa imediatamente ao dum guardião da memória, o dicionário Webster…
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Ou...sobre o sentido da vida

Afonso

o argumento é baseado na novela de Julian Barnes que talvez tenha recolhido alguma inspiração no estudo literário de Frank Kermode com o mesmo título. Um filme admirável que me comoveu profundamente. e que interessará certamente a todas as gerações. Ali se reconhecem paixões de adolescentes, a gratuitidade da maldade impulsiva e posterior arrependimento, ressentimentos, afectos e, sobretudo, reflexões sobre o sentido da vida. Um filme imperdível que faz esquecer os blockbusters em cena que nos dizimam a parcela de alma que nos sobra. Representação exemplar e, já agora, os olhos de Charlotte Rampling... Resumindo: imperdível!!
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Ou...sobre o sentido da vida

Afonso

o argumento é baseado na novela de Julian Barnes que talvez tenha recolhido alguma inspiração no estudo literário de Frank Kermode com o mesmo título. Um filme admirável que me comoveu profundamente. e que interessará certamente a todas as gerações. Ali se reconhecem paixões de adolescentes, a gratuitidade da maldade impulsiva e posterior arrependimento, ressentimentos, afectos e, sobretudo, reflexões sobre o sentido da vida. Um filme imperdível que faz esquecer os blockbusters em cena que nos dizimam a parcela de alma que nos sobra. Representação exemplar e, já agora, os olhos de Charlotte Rampling... Resumindo: imperdível!!
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Há filmes bons

Ana

Há filmes que são muito bons e este é um deles. Não deixe de ir ver. Sem efeitos especiais, sem cenários fantásticos... apenas um filme mesmo muito bom.
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3 estrelas

JOSÉ MIGUEL COSTA

O indiano Ritesh Batra (sim esse, o tal do excelente filme "A Lancheira", em 2013) ocidentalizou-se? De facto, ao visualizarmos a sua mais recente obra, "Sentido do Fim", temos toda a legitimidade para efectuar tal questionamento, por estarmos perante um produto do mais puro classicismo cinematográfico à lá BBC (não que isso seja necessariamente mau, trata-se "apenas" de uma questão de - perda - de identidade). <br /> <br />"O Sentido do Fim" é um drama (em tom de realismo quotidiano) comedido, articuladinho (de um modo competente) e algo agridoce que nunca chega a "explodir" (faltando-lhe uma verdadeira convulsão dramática, apesar de "ter tudo à mão de semear" em termos narrativos). No entanto, não deixa de ser uma película de agradável visionamento (que não nos ficará na memória, é certo!), graças às excelentes interpretações? dos seus actores (sobretudo, o Jim Broadbent) e - sejamos justos - pela sobriedade/elegância (apesar do recurso exagerado aos flashbacks) com que é explanada a história do very british egoísta reformado divorciado que vê a sua desinteressante e solitária existência semi-abalada pela recepção de uma insólita carta (que lhe foi legada por testamento) da parte da mãe de uma ex-namorada dos tempos da faculdade.
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bons actores

Luisa Barbosa

Gostei. Grande desempenho de excelentes actores! ''Teias que a gente tece para não deixar os ódios à solta'', é isso, como diz o crítico Jorge Leitão Ramos. (Revista Exp, pg 78)
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Carta (letter)...

Rita Bauer

Adorei o filme. A escrita é elevada à sua máxima condição pela importância de duas cartas em toda a narrativa. Uma conta a história e outra, antes desta, determina-a? <br />
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