Maestro

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
129 min 2023 M/14 07/12/2023 EUA

Título Original

Sinopse

Nascido a 25 de Agosto de 1918, Leonard Bernstein era filho de judeus ucranianos que emigraram para os EUA no início do século XX. Em adulto, tornou-se maestro da Orquestra Filarmónica de Nova Iorque e foi reconhecido internacionalmente como um grande talento da música clássica – o que, na época, significava ser reconhecido na Europa. 

Para além disso, ficou célebre pelos concertos transmitidos pela televisão e pelos musicais para a Broadway –  entre eles “West Side Story”, um dos mais populares musicais de sempre, adaptado ao cinema por duas vezes: em 1961 por Jerome Robbins e Robert Wise; e em 2021 por Steven Spielberg. Faleceu de ataque cardíaco no dia 14 de Outubro de 1990, aos 72 anos. 

Estreado na 80.ª edição do Festival de Veneza, este “biopic” foi realizado, protagonizado e co-escrito (em parceria com Josh Singer) por Bradley Cooper e conta a história de amor entre Bernstein e a actriz chilena Felicia Cohn Montealegre (1922-1978), com quem foi casado durante 25 anos e com quem teve três filhos: Jamie, Alexander e Nina Bernstein, que apoiaram toda a produção do filme. PÚBLICO

Críticas Ípsilon

Maestro, de Bradley Cooper, é um filme que transcende gavetas

Jorge Mourinha

História da vida de Leonard Bernstein e Felicia Montealegre, é um filme literalmente vindo de outro tempo, mas também um boy meets girl que só nos nossos dias podia ser feito.

Ler mais

Críticas dos leitores

O tema da sexualidade sobrepõe-se ao génio artístico. Assim não.

Rui

Bradley Cooper utiliza o suporte da sexualidade de Bernstein para formatar uma história de um artista. Até aos últimos 40’ de filme as germinais interpretações como da 5 de Mahler, as criações como West Side Story são contaminadas pelo conflito da “verdade” da sua sexualidade. Isto é mais um problema criado e logo um desperdício de recursos da produção.

Como musical é fabuloso, mas ficamos dormentes com as suas impetuosidades sexuais. Que pena. Mas Hollywood está em crise de ideias há 50 anos aproximadamente.

Continuar a ler

Maestro

Ana Bela Costa

Muito bom. Arrebatador. Belo. Muito bem realizado.

Continuar a ler

Maestro

Teresa

Fantástico. Prende do início ao fim. Muito bom no que diz respeito às interpretações principais. Fotografia marcante e de uma sensibilidade arrebatadora!

Continuar a ler

Maestro

Susana Dias

Extraordinárias interpretações. Filme sublime, de uma sensibilidade ímpar.

Continuar a ler

Surpreendente, Forte, Arrebatador

Paulo Graça Lobo

Filme apologético, grandioso e belo, com laivos de humor, sensibilidade, servidos com muito fumo. Revela a vida do magnético Leonard Bernstein, maestro de gestos largos e arrebatados na condução de extraordinárias orquestras, e que se tornou distinto e amado pela pedagogia junto de "gente mais nova".

Bradley Cooper - de quem não sou, ou era, especial fã - tem aqui um desempenho arrebatador, com uma caracterização absolutamente extraordinária. Também Carey Mulligan enche literalmente a tela, no desempenho do complexo papel de mulher de Leonard. Contribuições de Scorsese e Spielberg na produção, onde Cooper volta a me surpreender pela brilhante qualidade da realização. Por fim, a banda sonora, como seria previsível: é... sublime! Para quem gosta de cinema e de música é filme para não perder. 4 estrelas a caminhar para 5 a passo grande.

Continuar a ler

Um Bradley Cooper em grande

Rui Naldinho

Um dos bons filmes deste ano. Um claro candidato aos Óscares, em especial o de melhor actor.

Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!