Hammarskjöld - Luta Pela Paz
Título Original
Realizado por
Elenco
Sinopse
A acção decorre em 1961, quando o estadista Dag Hammarskjöld, de nacionalidade sueca, ocupava o cargo de Secretário-Geral das Nações Unidas. Após o golpe militar ter deflagrado na recém-formada República Democrática do Congo, Hammarskjöld, preocupado com a viabilidade e integridade da antiga colónia belga, capaz de abrir um precedente para conflitos idênticos no continente africano, tenta um acordo de paz entre as partes envolvidas.
A 17 de Setembro desse mesmo ano, com o objectivo de negociar um cessar-fogo, Hammarskjöld embarcou em segredo para a antiga Rodésia do Norte (a actual Zâmbia). Infelizmente, o avião em que seguia com mais 15 pessoas a bordo, despenhou-se a meio da noite.
Uma investigação das autoridades coloniais concluiu que houve erro de Jan van Risseghem, o piloto. Oficialmente, ter-se-á tratado de um acidente, mas tanto a ONU como a Suécia continuam até hoje a investigar a possibilidade de um atentado. Dag Hammarskjöld era candidato ao Prémio Nobel da Paz em 1961, que recebeu a título póstumo.
Estreado no Festival de Cinema de Roterdão (Países Baixos), um "thriller" político realizado pelo sueco Per Fly, que escreve o argumento com Ulf Ryberg, tendo por base factos verídicos. Com Mikael Persbrandt no papel principal, conta também com Francis Chouler, Cian Barry, Hakeem Kae-Kazim, Colin Salmon e Richard Brake. PÚBLICO
Críticas dos leitores
Não existem críticas dos nossos leitores. Por favor envie-nos a sua através do formulário.
Envie-nos a sua crítica
Submissão feita com sucesso!