Golda
Título Original
Realizado por
Elenco
Sinopse
Na madrugada de 6 de Outubro de 1973, o secretário militar da primeira-ministra israelita, Golda Meir (1898-1978), foi avisado pelos serviços de informação que, às seis da tarde desse mesmo dia, os exércitos do Egipto e da Síria dariam início a uma ofensiva contra Israel.
Para os judeus, era um dia santo, o Yom Kippur (Dia da Expiação). Já os muçulmanos estavam em pleno Ramadão. Golda (Helen Mirren) reúne-se com o ministro da Defesa e outros dirigentes e decreta a mobilização de todos os reservistas, recusando um ataque aéreo prévio aos aeroportos árabes, temendo as repercussões internacionais.
Com sete vezes mais tropas do lado inimigo, o ataque árabe é antecipado e, às duas da tarde, os tanques egípcios atravessam o Canal do Suez e ultrapassam a linha Bar-Lev. A esperança que resta aos israelitas é o apoio dos EUA, através das negociações com o secretário de Estado norte-americano Henry Kissinger.
Um drama político que retrata a determinação da "Dama de Ferro de Israel" num momento crucial da história do seu país, durante a invasão que seria conhecida por Guerra de Yom Kippur.
Com assinatura do israelita Guy Nattiv (Skin - História Proibida), o elenco conta ainda com a participação de Liev Schreiber, Zed Josef, Claudette Williams, Henry Goodman e Emma Davies. PÚBLICO
Críticas Ípsilon
Golda: uma Helen Mirren a fazer-se ao Óscar e nada mais
Golda tem uma Helen Mirren em grande forma, mas não chega para dar espessura a um filme que nunca decide realmente o que quer ser.
Ler maisCríticas dos leitores
Golda
Francisco Gonçalves
Filme que chega às salas com um trágico sentido de oportunidade, tendo em conta o recrudescer do conflito Israelo-palestiniano. Centrado nos meses da chamada guerra do Yom Kippur, em 1973, conta a forma como a então primeira-ministra Golda Meir geriu o conflito.
Mas, na verdade, o filme nem é uma boa história do conflito nem um bom retrato da estadista. Fica-se por um registo médio que nem a interpretação de Helen Mirren consegue resgatar.
Um filme que ajuda a compreender o presente
Sofia Figueira
Excelente interpretação e extraordinária caracterização de Helen Mirren.
Um bom filme histórico
Paulo Lisboa
Fui ver este filme porque gosto de filmes sobre acontecimentos históricos e também porque gosto de ver a Helen Mirren a actuar. Gostei do filme, é um filme que se vê bem, está bem realizado, tem rigor histórico e tal como seria de esperar tem uma soberba actuação de Helen Mirren que só por si carrega com o filme às costas. Estamos perante um bom filme histórico. Numa escala de 0 a 20 valores, dou 16 valores a este filme.
Envie-nos a sua crítica
Submissão feita com sucesso!