//
Fevereiro
Título Original
Février
Realizado por
Elenco
Sinopse
Três estágios da vida de Petar: aos oito, aos 18 e aos 82 anos. A viver numa zona rural da Bulgária, ele segue os seus dias com a tranquilidade que o caracteriza e em total comunhão com a natureza. De tão despojada, a sua longa vida parece ter pouco sentido. Mas é na simplicidade que existe em tudo o que o rodeia que reside a grandiosidade da existência.
Seleccionado para competir no Festival de Cinema de Cannes, um filme dramático sobre o passar do tempo, assinado pelo realizador búlgaro Kamen Kalev (“Tête baissée”). A interpretar a personagem nas diversas idades, estão os actores Lachezar Dimitrov, Kolyo Dobrev e Ivan Nalbantov. PÚBLICO
Críticas Ípsilon
O ar de família
De Fevereiro não se pode dizer que se parece apenas consigo próprio. Parece-se com outros filmes. Eis o caso da autoria internacional.
Ler maisCríticas dos leitores
3 estrelas
José Miguel Costa
O filme "Fevereiro", do búlgaro Kamen Kalev, leva-nos sem pressas (dado tratar-se de uma obra contemplativa, filmada quase exclusivamente em modo câmara fixa), e através de uma narrativa despojada de conteúdos objectivos (mas enriquecida por excertos pontuais da poesia de ALbert Camus e Boris Hristov, que preenchem os silêncios), ao encontro do simples (monótono?) ciclo de vida de Petar. Um solitário e introspectivo/enigmático pastor de uma zona rural do leste da Bulgária, que se limita a ser "apenas" um elemento da melancólica natureza circundante (captada por uma esplendorosa fotografia em 18 mm). Dividido em três capítulos, acompanhamo-lo aos 8, 18 e 82 anos (períodos em que, respectivamente, pastoreava o rebanho de ovelhas conjuntamente com o avô idoso, cumpriu serviço militar e se aproximava do ocaso da sua despojada existência) e, desse modo, comungamos de uma espécie de ode à solidão convicta.
Continuar a ler
Envie-nos a sua crítica
Submissão feita com sucesso!