//

Contraluz

Votos do leitores
média de votos
Votos do leitores
média de votos
Aventura, Romance, Drama 90 min 2010 M/12 22/07/2010 POR

Título Original

Sinopse

Por vezes, quando o desespero põe em causa tudo na vida de uma pessoa, a única solução visível para terminar com o sofrimento parece ser terminar também a própria existência. Esta é a história de algumas dessas pessoas que, apesar da extrema descrença em que se encontram, vão acabar por compreender que o mundo não pára e que, por vezes, algo totalmente imprevisto pode mudar, para melhor, o curso das suas vidas. Agora, caberá a cada um usar isso a seu favor.<br/> Com história e realização de Fernando Fragata ("Sorte Nula", "Pulsação Zero", "Pesadelo Cor de Rosa", "Amor e Alquimia" e "O Assassino da Voz Meiga"), o primeiro filme português realizado em Hollywood.<p/>PÚBLICO

Críticas Ípsilon

Contraluz

Luís Miguel Oliveira

Ler mais

Contraluz

Mário Jorge Torres

Ler mais

Críticas dos leitores

Excelente

Vitor

Um dos melhores filmes que já assisti em toda minha vida.

Continuar a ler

Até que não é assim tão mau

Mimaco

Se levarmos em conta que é um filme português, não é nada mau. Pelo menos dá para ver até ao fim. O filme tenta imitar a técnica vista no filme "Vantage Point" (Ponto de Mira), em que a acção vai sendo vista sucessivamente do ponto de vista de um personagem diferente, para no fim se perceber o todo. Para não ser demasiadamente duro, diria que resulta mais ou menos. O maior problema são alguns diálogos, principalmente os da mãe da rapariga (Michelle Mania). São medíocres e totalmente artificiais. Nenhuma pessoa falaria daquela forma, ora sendo uma pessoa normalmente inteligente e com bom senso, para alternar subitamente com uma tonta histérica desprovida de qualquer pingo de inteligência. No todo, não é um filme fantástico, mas vale pelo esforço de Fernando Fragata (que é o Director, Produtor, Argumentista, Editor, Operador de câmara....). Um passo na direcção certa. 2/5* - Não comprarei o DVD quando sair.
Continuar a ler

Mau demais

Miguel

Que mau filme! Só não saí a meio como muita gente da sala porque estava com sono e acabei por adormecer a meio do filme! Um dos piores que já vi! Não recomendo!
Continuar a ler

Interessante o suficiente

Pedro Quintans

O argumento é um bocado forçado por causa da parte sobrenatural do filme, mas os diálogos são razoavelmente bem interpretados e são bons, pelo menos mantiveram-me minimamente interessado no filme, nunca houve uma parte realmente chata e isso, para um filme português, já é muito bom. Achei que as histórias paralelas foram bem conduzidas e estruturadas, dando-nos um fim mais do que previsível, mas com alguma emoção. Só não gostei mesmo nada do fim, para mim não faz sentido morrer ninguém neste filme, porque este filme celebra a vida e este fim foi para dar um tom "Hollywoodesco" ao filme, o que não era necessário. Parabéns ao António Fragata por este bom filme, light demais para o tema que é, mas bom.
Continuar a ler

Recomento!!!

Ana Maio

Ontém fui ver o filme que tanta polémica tem dado... Gosto de Cinema e dou particularmente importância ao conceito por trás de cada filme, a verdade é que na grande indústria do cinema saem todos os dias filmes sem qualquer conceito… quase todos, principalmente americanos, passam por um grande leque de acção onde não se passa nada a não ser tiros e sangue! Em "Contraluz" de Fernando Fragata, há um grande conceito por trás do mesmo, que nos faz reflectir...por isso recomento! Claro que nem tudo são rosas, não posso deixar de mencionar alguns erros técnicos presentes no filme de que já tanto falaram como: tempos incorrectos (na altura em que a rapariga se atira ao mar e a mão está a ser puxada pelo carro); demasiadas panorâmicas; erros ortográficos; diálogos quase entediantes; alguns momentos ridículos (quando a rapariga se atira do prédio para apanhar o telemóvel); a cena da injecção não se percebeu muito bem o que é que a borracha tem que ver com a abelha...etc...bem sei que com um orçamento maior possivelmente estes erros eram mais facilmente anulados... Resta-me dar os PARABÉNS a Fernado Fragata e a toda equipa que nos fez viajar no tempo!
Continuar a ler

Que seca de filme...

Fernando morgado

Filme fraco, imitação barata de varias obras americanas de género. Faltam meios para estar ao nível do que quer ser, mas acima de tudo falta talento e um bom argumento. A melhor coisa são os membros da equipa aqui nos comentários a dizer que e o melhor filme português de sempre, quando toda a gente sabe bem a porcaria que esta na tela.
Continuar a ler

E CONTRA TODOS

L Cardoso

Uma coisa é certa, o filme já ganhou pelas mais antagónicas críticas que está a suscitar, prevalecendo aquela máxima: falem bem, falem mal, mas falem... Essa Vitória já ninguém a tira ao Fragata. Parabéns a ele! O resto é conversa...
Continuar a ler

Inlelectualite aguda...

A. J. Varandas

Há aqueles que se julgam refinados apreciadores, outros "experts" de meia-tigela e com isso julgam poder transmitir uma imagem de seriedade. Mas só conseguem imprimir um cariz bacoco às suas atoardas em jeito de comentário. Como cineclubista há mais de 30 anos conheço-os a todos. E já não tenho paciência para os aturar. Estamos perante, quiçá, o melhor filme de sempre realizado por um português. Bem-hajas F. Fragata!
Continuar a ler

Adormeci...

Jorge Magalhães

O trailer enganou-me... Adormeci passado uns 20 minutos... Parecia um filme a sério mas é só uma imitação de um filme a sério. A primeira coisa que me fez pensar foi numa banda de “covers” a tentar soar como a sua banda favorita mas sem o talento e os meios para o conseguir. É uma palhaçada sem qualquer originalidade. Que grande seca!
Continuar a ler

VÃO VER!

L Cardoso

Esqueçam os pseudo-críticos e VÃO VER O FILME, são duas horas bem passadas de cinema. O resto é conversa...
Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!