//

Complô

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Documentário, Musical 85 min 2025 M/14 20/11/2025 POR

Título Original

Realizado por

Filho de mãe são‑tomense e de pai cabo‑verdiano, Bruno Furtado, conhecido artisticamente como Ghoya, é um "rapper" e activista nascido no bairro das Fontaínhas, na Amadora. Com um passado de pobreza e exclusão, destaca-se por integrar o crioulo cabo‑verdiano e outros elementos afro-portugueses nas letras das suas canções, contando histórias sobre discriminação, exclusão social, violência policial, requalificação forçada de bairros e o legado colonial português. "Complô" é um retrato de Ghoya enquanto artista e enquanto homem que não deixa de parte o período de uma década em que esteve recluso, mostrando como a prisão se tornou um lugar de resistência, inspiração e denúncia.

Com produção de Filipa Reis e realização de João Miller Guerra – a dupla fundadora das produtoras Vende-se Filmes e Uma Pedra no Sapato, e responsáveis por filmes como "Li Ké Terra" (2010), "Nada Fazi" (2011), "Orquestra Geração" (2011), "Cama de Gato" (2012) e as longas-metragens "Djon África" (2018) e "Légua" (2023) – este documentário foi apresentado no DocLisboa 2025. PÚBLICO

Críticas Ípsilon

Complô, de João Miller Guerra, humedece o olhar

Vasco Câmara

Retrato de Ghoya e do seu rap crioulo. Desagua num incrível final em que o rap se faz culpa e lamento, fado de uma estranha forma de vida. O olhar humedece.

Ler mais

Sessões

Críticas dos leitores

Não existem críticas dos nossos leitores. Por favor envie-nos a sua através do formulário.

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!