No Canto Rosa

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Documentário 84 min 2022 16/05/2024 POR

Título Original

Sinopse

Através da voz de Cláudia Rita Oliveira, a realizadora, ficamos a conhecer o caso da sua mãe, Francisca, nascida durante o regime salazarista, quando o código penal português ainda consagrava o chamado crime de honra. Numa sociedade que olhava a mulher como “símbolo da honra” de uma família, era aceitável que um homem pudesse matá-la em caso de adultério.

Quando, anos depois de um casamento infeliz, Francisca decidiu abandonar a relação abusiva com o marido, foi perseguida e ameaçada por ele. Num país ainda muito marcado pelo patriarcado, apesar de ter a lei a seu favor, Francisca não teve o devido apoio das autoridades responsáveis pela sua protecção.

Neste documentário, Cláudia Rita entrevista a mãe e questiona todo um sistema que, mesmo num contexto legal que alega a defesa das vítimas, ainda tende a desvalorizar a violência doméstica, dando muitas vezes origem a desfechos trágicos. PÚBLICO

Críticas Ípsilon

No Canto Rosa. A mulher que não quer ser vítima

Jorge Mourinha

Cláudia Rita Oliveira assina um documentário importante sobre a violência doméstica, cujo dever de testemunho não anula por completo as limitações da sua forma.

Ler mais

Críticas dos leitores

Não existem críticas dos nossos leitores. Por favor envie-nos a sua através do formulário.

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!