//

Cruzeiro Seixas - As Cartas do Rei Artur

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Documentário 85 min 2015 M/12 05/01/2017 POR

Título Original

Cruzeiro Seixas - As Cartas do Rei Artur

Sinopse

<p style="line-height: 1.38; margin-top: 0pt; margin-bottom: 0pt" dir="ltr">Estreia na realização de longas metragens Cláudia Rita Oliveira, que fez curtas como "Take my Head" ou "Candidíase" e foi montadora, por exemplo, de "José e Pilar", de Miguel Gonçalves Mendes, que é, aliás, o produtor deste filme. É um documentário sobre Artur do Cruzeiro Seixas, o artista, pertencente, com Mário Cesariny, António Maria Lisboa e Mário-Henrique Leiria, entre outros, ao Grupo Surrealista de Lisboa. É sobre a relação amorosa e de trabalho com Cesariny, tempestuosa e intensa, que incide o filme, que passou na última edição do DocLisboa. PÚBLICO</p>

Críticas Ípsilon

Verso e reverso

Jorge Mourinha

Dois documentários gémeos que registam personalidades e feitios chave da arte portuguesa do século XX, Cruzeiro Seixas e Mário Cesariny.

Ler mais

Da vida dos surrealistas

Luís Miguel Oliveira

Filmes que são como arquivos, arquivos de rostos, vozes, histórias, documentos: Cruzeiro Seixas, As Cartas do Rei Artur, de Cláudia Rita Oliveira; Mário Cesariny, Autografia, de Miguel Gonçalves Mendes.

Ler mais

Críticas dos leitores

Delicioso

Maria Antunes

Um documentário tão doce quanto se revela o amor de Cruzeiro Seixas por Cesariny ao longo de tantas cartas trocadas. No entanto, o filme não se resume à relação destes. Com uma forma brilhante de contar uma história, a realizadora consegue criar um esboço sobre a sociedade ao longo do século XX, obrigando-nos a (re)pensar a saudade, o isolamento e um sentimento de profunda solidão.
Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!