//

Cabrini

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Drama, Biografia 142 min 2024 18/04/2024 EUA

Título Original

Sinopse

Francesca Saverio Cabrini, hoje conhecida por Santa Francisca Xavier Cabrini, nasceu na Lombardia (Itália), em 1850. Depois de ter sido rejeitada por duas ordens religiosas devido à sua saúde frágil, em 1877 fundou a congregação das Irmãs Missionárias do Sagrado Coração de Jesus.

No ano de 1889, a pedido do Papa Leão XIII, ela e seis companheiras partiram para Nova Iorque para iniciar um trabalho social com imigrantes e crianças órfãs, que passavam grandes dificuldades do outro lado do Atlântico e que precisavam de orientação espiritual. 

Depois de muitas contrariedades e de se ter deparado com uma sociedade marcada pelo machismo e pela xenofobia contra os italianos, Cabrini acabou por erguer, ao longo de três décadas, 67 hospitais, orfanatos, escolas e instituições de apoio aos mais desfavorecidos espalhadas por todo o mundo. Morreu em 1917, a dias do Natal.

Realizado por Alejandro Monteverde (também responsável pelo filme "O Som da Liberdade"), este drama biográfico adapta ao grande ecrã a vida de Cabrini, padroeira dos imigrantes, beatificada em Novembro de 1938 e canonizada a 7 de Julho de 1946 pelo papa Pio XII.

Em 1931, depois do seu corpo ser exumado, verificou-se que estava parcialmente incorrupto. Os seus restos mortais encontram-se agora preservados num caixão de vidro, no altar do Santuário de Santa Francisca Cabrini, em Manhattan (EUA). PÚBLICO

Críticas dos leitores

Estar à altura do seu lugar

Nazaré

Esta fita "cristã", com grande pompa "aprovada" logo à entrada pelos Angel Studios, dá-nos a conhecer uma personalidade histórica notável, Francesca Saverio Cabrini, e fá-lo de maneira não menos notável no retrato que faz dela, da sua obra, e sobretudo dos tempos em que ela esteve por cá.

Por isso, apesar das reticências que terão alguns espectadores com menos apetência para assuntos da religião, é uma fita que vale por muitas outras e significativas razões. Impressiona, nos diálogos, a vontade que todos têm de pô-la no seu lugar, e as respostas quase do outro mundo que ela dá, a mostrar-lhes que ela conhece muito bem esse lugar, só que não é aquele onde querem que ela fique.

É o mundo transcendente, onde ela vive sem nunca deixar de ter os pés bem asssentes na terra, que a inspira em cada momento, em cada desafio, em cada confronto. Nunca se deve subestimar uma mulher do signo Caranguejo.

Como actriz principal temos a napolitana Cristiana Dell'Anna, cujo desempenho é a alma desta fita. A produção é excelente, a realização impecável, tudo está muito bem feito, talvez até demais — é que a excessiva "máscara" da protagonista, que não trai quaisquer emoções (a não ser em dois momentos, embora discretamente e por uma mesma razão bem particular, onde cede ao pranto), roça a caricatura.

Essa "máscara" é importante para o enfrentar constante de obstáculos formidáveis, porém parece algo forçada pelo menos nas cenas onde, longe do olhar público, podia ser menos fechada. Há as duas excepções mencionadas, mas há muitas outras emoções que ficaram por contar. Quanto à Angel Studios, já sabemos: no final temos um código QR para talvez ignorar.

Continuar a ler

Excelente filme!

Tiago Santos Jorge

Filme marcante, com uma história e imagem excelente.

Continuar a ler

Muito bom!

Ana Rita Sousa

A realidade como ela é - a força e a coragem como podem ser quando temos um propósito!

Continuar a ler

Cabrini

Verónica Fontes Bento

Filmes que deixam uma mensagem positiva, venham mais!!!!

Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!