As Oito Montanhas

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
147 min 2022 M/12 13/04/2023 BEL, ITA, FRA

Título Original

Sinopse

Bruno e Pietro são amigos de infância. O primeiro nunca saiu da pequena aldeia onde nasceu, localizada no vale de Aosta, nos Alpes italianos; o segundo sempre viveu na cidade, mas desde pequeno que ali passava grandes temporadas. A partir do momento em que se conheceram, ainda miúdos, os dois tornaram-se inseparáveis, partilhando aventuras, segredos e memórias.

O tempo foi passando e a vida acabou por afastá-los. Pietro, que entretanto herdou uma velha ruína comprada pelo pai no cimo da montanha e se encontra numa fase difícil, decide regressar ao único lugar onde foi verdadeiramente feliz. Bruno, que ali se manteve durante todos esses anos e tem uma visão peculiar sobre a existência, estará novamente ao seu lado neste recomeço. 

Em competição na 75.ª edição do Festival de Cinema de Cannes – onde recebeu o Prémio do Júri –, uma obra sobre a amizade, com os actores Alessandro Borghi e Luca Marinelli como protagonistas. A realização é da responsabilidade do casal belga Felix Van Groeningen (“Beautiful Boy” e “Ciclo Interrompido”) e Charlotte Vandermeersch, que adaptam ao grande ecrã o romance do escritor italiano Paolo Cognetti. PÚBLICO

Críticas Ípsilon

As Oito Montanhas. Passeio aos Alpes

Luís Miguel Oliveira

Um filme que traz uma espécie de manual de instruções a dizer ao espectador o que deve pensar.

Ler mais

Críticas dos leitores

4 estrelas

José Miguel Costa

O filme "As Oito Montanhas" (vencedor do Prémio do Júri no último Festival de Cannes), realizado pelo casal belga Charlotte Vandermeersch e Felix Van Groeningen, é um melancólico drama existencialista que se constituí como uma ode à inabalável amizade masculina (capaz de sobreviver às contingências espácio-temporais e às diferenças socioeconómicas). A história (narrada em voz off) sobre a incessante busca pela identidade e a comunhão/conexão instintiva (não exigente ou limitadora) de duas almas de "mundos diferentes", cuja acção decorre (sem pressas - em modo quase contemplativo - ao longo de 2h 30 m) no vale da Aosta (Alpes italianos), inicia-se na década de 1980 com a chegada Pietro (Luca Marinelli), um solitário e pouco sociável menino de 11 anos (proveniente de Turim), em virtude dos seus pais terem aí comprado uma pequena casa de férias. Na aldeia apenas reside um menino, Bruno (Alessandro Borghi), encarregado de ajudar os tios (com os quais coabita, devido à sua mãe ter falecido e o pai encontrar-se emigrado) no árduo trabalho de criação de animais. Entre ambos estabelece-se no imediato uma relação de irmandade, que irá prolongar-se ao longo de vários verões (a época do ano mais desejada pelos dois, já que esta é sinónimo do reencontro e do vaguear incansável pelas luxuriantes montanhas). A determinado momento será equacionada a mudança de Bruno para casa de Pietro, para que possa continuar os estudos (custeados pelos progenitores deste último). Todavia, inesperadamente o pai de Bruno retorna e obriga o menor a ir consigo (sem direito a quaisquer despedidas) para o estrangeiro com o objectivo de laborar na construção civil. Desse modo, o elo entre os dois miúdos quebra-se por completo, sendo que só voltarão a reencontrar-se 20 anos depois (como perfeitos estranhos), aquando da morte do pai de Pietro. À data fazem as pazes com o passado e iniciam a construção de uma casa no topo da montanha (para dar cumprimento a uma promessa feita ao falecido) - evento que irá implicar a sua reaproximação mútua "para todo o sempre". Um relato meditativo e bucólico de uma amizade perdida e reconstruida, que se agiganta devido à quimica emanada pela dupla de actores (que não necessitam de grandes verbalizações para expor os seus "sentires"), bem como pela magnífica experiência visual que advém das paradisíacas paisagens (sem cair na armadilha de filmar um "postal turístico", até porque capta imagens num atípico formato 4:3 - pequeno ecrã de formato quadrado).

Continuar a ler

As Oito Montanhas

Isabel Braz

Um grande tributo à amizade e às coisas simples que nos fazem felizes.

Continuar a ler

As Oito Montanhas

Jose Sogalho

Um filme sobre a amizade improvável entre dois rapazes. ​

Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!