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A Roda da Fortuna
Título Original
The Band Wagon
Realizado por
Elenco
Sinopse
Ao lado de "Singing in the Rain", "The Band Wagon" é outra das obras-primas absolutas da história do filme musical.
"The Band Wagon" é uma homenagem ao mundo do espectáculo, incluindo uma melodia que adquiriu a categoria de um hino: That’s Entertainment. No mais belo musical da sua carreira, Fred Astaire interpreta a figura de um bailarino em decadência contratado para um espectáculo “moderno”, que acaba por transformar-se num fabuloso musical, culminando num bailado-homenagem à série-negra.Texto: Cinemateca Portuguesa
"The Band Wagon" é uma homenagem ao mundo do espectáculo, incluindo uma melodia que adquiriu a categoria de um hino: That’s Entertainment. No mais belo musical da sua carreira, Fred Astaire interpreta a figura de um bailarino em decadência contratado para um espectáculo “moderno”, que acaba por transformar-se num fabuloso musical, culminando num bailado-homenagem à série-negra.Texto: Cinemateca Portuguesa
Críticas dos leitores
A roda da fortuna
Fernando Oliveira
“O mundo é um palco, e o palco é um mundo de entretenimento”, cantam os personagens no final de “A roda da fortuna”, e como poucas vezes no Musical o palco e a vida se enleiam desta maneira, fazendo deste enleamento a essência narrativa e coreográfica do que nos é contado.<br /><br />Ou seja, em vez de um melodrama “interrompido” por canções e bailados, desvios quase oníricos da vida, neste filme o melodrama e as canções e os bailados entrelaçam-se num todo, a vida e o palco são o mesmo narrativo. Até os actores e as suas personagens: Fred Astaire já numa fase tardia do seu sucesso espelha-se no seu personagem, Tony Hunter, actor quase esquecido que um casal amigo convida para interpretar um espectáculo da Broadway (e há Ava Gardner a interpretar-se); o entusiasmo dos amigos leva-os a contratar o nome da moda para encenar a peça que escreveram, mas o homem tem a mania da grandeza e quer transformar a peça que se queria leve e divertida numa versão do “Fausto”; a coisa complica-se quando Tony e Gabrielle (a magnifica Cyd Charisse), a bailarina clássica que Cordova (o encenador) quer a interpretar Margarida embirram um com o outro mesmo antes de se conhecerem, ele teme que ela seja muito alta, ela que ele seja muito velho. <br /><br />Mas, claro, o amor entre os dois acontece (o magnifico bailado, “Dancing in the dark”, no Central Park em que o namoro, o romance e o desejo são dançados pelos dois); e, claro, a estreia é um fracasso estrondoso. Mas naquela noite todos decidem reencenar o espectáculo como o divertimento que deveria ter sido, e depois de uma digressão triunfal voltam a Nova Iorque para uma noite de glória. A vida e o palco tornam-se num só, pode ser essa a magia do Cinema. <br /><br />“A roda da fortuna” é dos três musicais essenciais que Minneli realizou entre 1951 e 1954, sendo os outros dois “Um americano em Paris” e “Brigadoon”, e se nos lembrar-nos que pelo meio realizou “The bad and the beautiful” percebemos porque é que ele é um dos realizadores fundamentais da imensa história do Cinema. E é sublime. <br />(em "oceuoinfernoeodesejo.blogspot.pt")
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