//
A Onda
Título Original
Die Welle / The Wave
Realizado por
Elenco
Sinopse
Um professor do ensino secundário propõe aos seus alunos uma experiência que tem como objectivo perceberem como funciona um regime totalitário. Os alunos iniciam então o projecto que terá consequências trágicas. Ao fim de alguns dias, noções inicialmente inofensivas tornam-se um verdadeiro movimento: a Onda. E ao terceiro dia, os alunos começam a excluir e perseguir aqueles que não se unem à causa. Quando o conflito explode e a violência vem ao de cima, o professor resolve terminar o projecto. Mas é demasiado tarde, a Onda já é incontrolável.<p/>PÚBLICO
Críticas Ípsilon
Críticas dos leitores
Onda vai, Onda vem
pedro alhinho
Os críticos do Público são tão contraditórios que fomentam a curiosidade.
Têm ambos razão. O argumento é ideologicamente básico, caricaturando o fascismo por uma forma que quase o infantiliza. Porém estruturalmente radical na abordagem dos fenómenos de massas: tudo começa com um leve tambor e acaba a ribombar como um trovão. O ponto de partida é - ainda - a má consciência da Alemanha quanto ao seu passado nazi.
O percurso faz-se numa escola secundária em que os alunos trabalham um projecto em abordagem filosófica e sociológica, no caso com o tema Autocracia. O ponto de chegada fica algures entre os fenómenos de identificação dos jovens - com o confronto entre os que privilegiam o "self" e os que são fortes em grupo - e a violência de massas.
O fascismo não é isto? Não. Mas alguém no cinema dos últimos anos soube actualizar o olhar sobre os fascismos como nesta "Onda"? Não.
Vê-se como um filme de acção, sendo uma peça ideológica.
Continuar a ler
Ponto a pensar
Daniel Preto
É paradigmático como um mesmo filme consegue gerar duas críticas tão díspares. Eu gostei do filme. Ponto final.
De acordo com os meus padrões achei a premissa interessante e o desenvolvimento dela nunca me soube a pouco. O que defini com exactidão é que nunca devemos ler os críticos antes de ir ver um filme. Devemos nós mesmos definir a nossa posição sobre o filme de acordo com os nossos padrões estéticos e não de acordo com o que algum pseudo-intelectual nos diz sobre o mesmo.
Continuar a ler
Envie-nos a sua crítica
Submissão feita com sucesso!