120 Batimentos por Minuto
Título Original
Realizado por
Elenco
Sinopse
Paris, início da década de 1990. Um grupo de activistas esforça-se por captar a atenção da opinião pública para a epidemia de sida que, durante os últimos anos, causou a morte a milhares de pessoas pertencentes à comunidade homossexual.
Face à inacção do Governo francês, que nada fez para prevenir o alastrar do VIH, alguns jovens criam a coligação Act Up (AIDS Coalition to Unleash Power), para promover acções não-violentas em defesa da prevenção e do tratamento da doença. É neste contexto que Nathan, um jovem que se junta ao movimento, conhece Sean, um dos militantes mais fiéis e proactivos do Act Up.
Realizado em 2017, 120 Batimentos por Minuto foi o filme-sensação da 70.ª edição do Festival de Cinema de Cannes, onde recebeu o Grande Prémio do Júri. A realização fica a cargo de Robin Campillo (Les Revenants, Eastern Boys), segundo um argumento seu e de Philippe Mangeot, presidente da Act Up francesa nos anos 1990. PÚBLICO
Críticas Ípsilon
Os portadores da memória
Filme-performance da memória. O individual transforma-se em colectivo, no histórico pulsa o íntimo. 120 Batimentos por Minuto : como uma narrativa mitológica que se propaga para (re)construir, solidificar o grupo.
Ler maisCríticas dos leitores
4 estrelas
JOSÉ MIGUEL COSTA
Filme genial
Luís Oliveira Santos
Envie-nos a sua crítica
Submissão feita com sucesso!