Cinecartaz

Veja aqui o novo Cinecartaz
Pub

O Sonho de Wadjda

Título original:
Wadjda
De:
Haifaa Al-Mansour
Com:
Waad Mohammed, Reem Abdullah, Abdullrahman Al Gohani
Género:
Drama
Classificação:
M/12
Outros dados:
ALE/Arábia Saudita, 2012, Cores, 98 min.

Wadjda, de dez anos, é uma menina inteligente e cheia de vida que está constantemente a testar os limites daquilo que pode fazer sem ser castigada. O maior sonho da sua vida é ter uma bicicleta. Porém, para a sociedade onde vive, nos subúrbios de Riad, Arábia Saudita, ter uma bicicleta é coisa de rapazes, não de raparigas. Decidida a não ceder às imposições de uma cultura demasiado conservadora – e à sua mãe, que teme pela sua virtude –, ela vai tentar arranjar forma de obter o dinheiro necessário para a comprar e, dessa forma, poder fazer corridas com Abdullah, o seu melhor amigo. O plano: vencer uma competição escolar de récita do Corão. Assim, à medida que decora o livro sagrado, começa a convencer todos à sua volta da sinceridade da sua devoção e virtuosidade. Mas, apesar de todas as dificuldades que se lhe atravessam constantemente no caminho, Wadjda é incapaz de deixar de lutar por aquilo em que acredita…
Da autoria de Haifaa Al-Mansour, este é o primeiro filme escrito e realizado por uma mulher saudita. É também o primeiro totalmente filmado no país. "O Sonho de Wadjda" foi aplaudido pela crítica e arrecadou vários prémios internacionais, entre eles o CinemAvvenire e o C.I.C.A.E. & Prémio Interfilm no Festival de Veneza. Recebeu ainda uma nomeação para o BAFTA de Melhor Filme Estrangeiro. PÚBLICO

PUB

Votos dos Leitores

Média da votação dos leitores, num total de 59 votos (carregue na posição pretendida para votar)

Votos dos Críticos

Envie-nos a sua crítica

Para submeter o seu comentário tem que ter javascript activo no seu browser.

Pedimos que respeite os nossos Critérios de Publicação. Reservamo-nos o direito a não publicar quaisquer comentários inadequados ou ofensivos. O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados. Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.

Críticas dos nossos leitores

  • Isabelle Serra

    Porquê?

    Gostaria de saber porque é que este filme não está no Porto? Infelizmente há fil (continuar a ler)