Críticas Ipsilon

Últimas

Grand Tour

Grand Tour, de Miguel Gomes: da vida das marionetas

Vasco Câmara

O realizador-marionetista num momento de autoconsciência contemplativa. Tudo isso enquanto, em simultâneo, monta o seu espectáculo com bonecos e fios. Estreia-se quinta-feira.

Ler mais

Não Fales do Mal

Não Fales do Mal: um filme, muitos clichés amontoados

Luís Miguel Oliveira

O ritual do estranho afectuoso, por James Watkins.

Ler mais

A Pedra Sonha dar Flor

A Pedra Sonha dar Flor. A sombra, e só a sombra, de Raul Brandão

Luís Miguel Oliveira

Rodrigo Areias assina um filme falho de força, que não consegue materializar a sua ambição.

Ler mais

Ubu

O Ubu de Paulo Abreu: rei sem roque

Jorge Mourinha

Uma tentativa honrosa, mesmo que falhada, de adaptar ao cinema a peça clássica de Alfred Jarry, transportada por um Miguel Loureiro em puro delírio.

Ler mais

Dulcineia

Dulcineia: o homem duplicado

Luís Miguel Oliveira

O filme de Artur Serra Araújo, a partir de um romance de João Tordo, é uma coisa baça, incapaz de reflectir o que quer que seja. Despacha a literatura sem ganhar o cinema.

Ler mais

Daddio - Uma Noite em Nova Iorque

Daddio - Uma Noite em Nova Iorque. Um táxi é como um divã

Luís Miguel Oliveira

A serenidade de Sean Penn e o quase-abandono de Dakota Johnson são o melhor que o filme de Christy Hall tem para mostrar, mas nem isso se aguenta muito bem.

Ler mais

Beetlejuice Beetlejuice

Manual de más maneiras: Beetlejuice Beetlejuice, de Tim Burton

Vasco Câmara

A anarquia de Beetlejuice, objecto ainda informe, volta a irromper neste Beetlejuice Beetlejuice de Tim Burton.

Ler mais

24 Frames

Kiarostami no Inverno: 24 Frames

Luís Miguel Oliveira

24 Frames é a derradeira obra de Abbas Kiarostami, cineasta que morreu em 2016. Este é também o seu filme mais radicalmente conceptual.

Ler mais

Na Terra de Santos e Pecadores

Um homem intranquilo. Na Terra de Santos e Pecadores, de Robert Lorenz

Luís Miguel Oliveira

Um bom filme de Robert Lorenz, que não remete só para o cinema de Clint Eastwood, remete também para o que era a norma, a produção corrente, do cinema americano de há três décadas.

Ler mais

A Linha

Lar, violento lar: A Linha, de Ursula Meier

Luís Miguel Oliveira

Este é um filme que se pressente cedo que vai desafinar, falhar o tom justo e as notas certas.

Ler mais