//
Yves Saint-Laurent
Título Original
Yves Saint-Laurent
Realizado por
Elenco
Sinopse
Yves Henri Donat Mathieu-Saint Laurent nasce em 1936, em Orão, numa altura em que a Argélia é ainda uma colónia francesa. Aos 17 anos, deixa a casa dos pais rumo a Paris, onde vem a trabalhar com o estilista Christian Dior. Após a morte do seu mentor, torna-se, com apenas 21 anos e para espanto de todos, o responsável pela direcção criativa da casa Dior. Depois do seu primeiro grande desfile, que se revela um êxito e salva a empresa da ruína, conhece o empresário Pierre Bergé num encontro que mudará a sua vida. Amantes e parceiros de negócios, os dois associam-se e criam a casa Yves Saint Laurent que, durante as décadas de 1960/70, viria a alterar alguns dos mais importantes paradigmas do mundo da moda. Aliando o sentido prático ao requinte, é lançada a moda "prêt-à-porter", caracterizada por criações de autor a preços mais acessíveis, o que faz da marca um dos mais importantes símbolos de bom gosto e sofisticação. Em Janeiro de 2002, após um desfile onde faz uma retrospectiva dos seus 40 anos de carreira, o estilista faz o anúncio inesperado de que chegou a hora de se retirar. Seis anos depois, aos 71 anos, Yves Saint Laurent morre devido a um cancro cerebral.<br /> Um filme biográfico realizado por Jalil Lespert ("Des Vents Contraires") que adapta ao grande ecrã a obra de Laurence Benaïm sobre um dos mais importantes estilistas do séc. XX. No elenco, os actores Pierre Niney, Guillaume Gallienne e Charlotte Le Bon, entre outros. PÚBLICO
Críticas Ípsilon
Críticas dos leitores
Banda sonora
Maria
Porque será que ninguém se lembra da belissima banda sonora da autoria de Ibrahim Maalouf ? Essa sim, é uma parte notável do filme.
Continuar a ler
Brilhante
Ana
Uma interpretação muito bem conseguida tanto de Pierre Niney como de Guillaume Gallienne nos papéis principais. <br />Uma biografia que retrata tanto a genialidade como o tormento em que Yves Saint Laurent vivia. <br />Um filme que explica a razão de o seu nome ter sobrevivido na história e porque permanecerá. Além de incríveis caracterizações e uma banda sonora deslumbrante.
Continuar a ler
Excelente.
Sherlock Holmes
Um filme claramente direcionada para um público culto e com classe. Na minha sala, pessoas saíram depois do primeiro beijo. <br />A minha questão é se achavam que o YSL ia passar o filme a desenhar bonecos.
Continuar a ler
Envie-nos a sua crítica
Submissão feita com sucesso!