//

Tragédia na Cidade

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
93 min 1950 M/12 EUA

Título Original

Embora hoje se tenda (mal) a desvalorizar “Storm Warning” pela superficialidade no retrato do Ku Klux Klan, a verdade é que ele vai tão longe na caracterização dessa associação quanto se podia esperar de um filme feito para um grande estúdio americano (a Warner) em 1950, em plena época da “caça às bruxas” do “maccarthyismo”.

O paralelo mais próximo é com a alusão contida em “Stars In My Crown”, de Jacques Tourneur, praticamente contemporâneo - o facto de o Klan ser desmascarado como uma associação de homens mesquinhos, sem grande fundamento político, até fortalece o seu carácter vergonhoso.

O mérito de ser um “aviso da tempestade” escondida nas profundezas rurais da América ninguém lho tira, e o filme, em modos de "thriller" que não escamoteia a violência, é dirigido com mão de mestre. Ginger Rogers é impecável numa personagem que acidentalmente se torna testemunha da violência do Klan, e Ronald Reagan, nem mais nem menos, é o procurador que acredita na denúncia dela e vai dar caça ao grupo de criminosos. Texto: Cinemateca Portuguesa

Sessões

Críticas dos leitores

Não existem críticas dos nossos leitores. Por favor envie-nos a sua através do formulário.

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!