//

Terra Franca

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Documentário 80 min 2018 M/12 10/01/2019 POR

Título Original

Terra Franca

Realizado por

Sinopse

Depois de ter dado nas vistas com as curtas-metragens “Rhoma Acans” e “Balada de Um Batráquio” (que a transformou na mais jovem vencedora de sempre do Urso de Ouro, em Berlim),  a realizadora Leonor Teles assina a sua primeira longa documental, acompanhando a vida de Albertino Lobo, um pescador de Vila Franca de Xira, terra que a viu crescer, através de um ano inteiro. Estreado no Festival de Cinema du Rée, em Paris, onde recebeu o "Prix International de la Scam", “Terra Franca” fez também parte da competição oficial do DocLisboa. PÚBLICO

Críticas Ípsilon

O Homem e o rio

Luís Miguel Oliveira

Terra Franca é um filme de “paz”, onde seria inútil procurar um “pathos”: não importa quão difícil seja a vida, no centro do olhar de Leonor Teles está esta história de comunhão e harmonia.

Ler mais

Críticas dos leitores

É (ainda) Uma Família Portuguesa

J.F.Vieira Pinto

É uma premonição subjacente quando visualizamos este “Terra Franca”, a de que Leonor Teles está a registar, provavelmente, os últimos resquícios de uma família “convencional”. <br />Na família do “Sr Lobo”, vê-se televisão no sofá; assiste-se em “direto” às atuações de Quim Barreiros, bem como se congratulam com os golos de Ronaldo. O telemóvel (ainda) não divide as conversas de família. Discute-se os preparativos do casamento ou a licença de pesca que não foi revogada. Família “sui generis” que em nada representa a generalidade do país, o que torna este “documentário” um caso de estudo. Veremos mais para a frente – mais uma geração -, se estaremos certos ou errados. <br />Fica-se com a sensação que a família do “Sr Lobo", nasceu para o cinema, tal o “à vontade” com que “representam”. Albertino Lobo, o patriarca, está absolutamente irrepreensível, fruto de uma genial “direção de atores”. Um filme a ver com toda a “franqueza” e sem qualquer desculpa. (***)
Continuar a ler

Não gostei

Álvaro Monteiro

Estava curiosa sobre a vida dum pescador de Vila Franca de Xira, mas este filme não mostra nada. É demasiado parado e contemplativo, mas o espetador não vê o que o pescador está a contemplar. E as fotografias finais mostram que a sua vida devia ser bem mais interessante.
Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!