Ted K - O Unabomber

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Drama, Biografia 120 min 2021 M/14 21/09/2023 EUA

Título Original

Ted K

Sinopse

Theodore John Kaczynski nasceu a 22 de Maio de 1942 em Chicago (EUA). Possuidor de um QI de 167, era considerado um génio, sendo admitido na Universidade de Harvard com uma bolsa de mérito com apenas 16 anos. Aos 25, tinha já completado um doutoramento em Matemática, tornando-se o professor mais jovem a ser contratado pela Universidade da Califórnia-Berkeley.

Contudo, não permaneceu muito tempo no cargo: em 1969, abandonou a civilização e refugiou-se numa pequena cabana situada numa floresta de Lincoln (Montana), onde viveu isolado, sem água corrente ou electricidade, os 25 anos seguintes.

Obcecado com o impacto do crescimento industrial no planeta, dedicou-se ao terrorismo ecológico, enviando a sua primeira carta-bomba, fabricada a partir de pedaços de sucata e de madeira, em 1978. Os seus alvos eram sobretudo faculdades de ciência, companhias aéreas e empresas que Kaczynski culpava pela destruição da natureza.

Nos anos 1990, o Unabomber (nome de código atribuído pelos investigadores) escreveu aos jornais norte-americanos "The Washington Post" e "The New York Times", propondo acabar com a sua actividade bombista a troco da publicação do seu manifesto.

Com o acordo do FBI, os dois jornais divulgaram o documento anónimo, em que ele tentava justificar as suas acções. Nesse manifesto, a que chamou de Industrial Society and Its Future (A Sociedade Industrial e o Seu Futuro), denunciava uma sociedade alienada pelo progresso tecnológico.

Foi esse longo texto que levou, depois de 20 anos foragido, à sua detenção. Em 1998 foi condenado a oito sentenças de prisão perpétua por ter aterrorizado o país e causado a morte a três pessoas e ferimentos a outras 23.

Grande parte da sentença foi cumprida na prisão federal Supermax em Florence, no estado do Colorado, uma unidade de segurança máxima onde cumprem pena alguns dos mais perigosos reclusos dos EUA. Em 2021 o Unabomber acabaria por ser transferido para o hospital-prisão de Butner, na Carolina do Norte, devido a problemas de saúde. No dia 10 de Junho de 2023, foi encontrado morto na sua cela. Tinha 81 anos.

Um drama biográfico com realização, argumento, produção e edição de Tony Stone ("Peter and the Farm"), que conta com o actor Sharlto Copley a dar vida ao terrorista. PÚBLICO

Críticas Ípsilon

Ted K. Queres ser o Unabomber?

Jorge Mourinha

O documentarista Tony Stone imerge o espectador na cabeça do infame extremista americano, numa experiência sensorial que procura mostrar mais do que explicar.

Ler mais

Críticas dos leitores

Não existem críticas dos nossos leitores. Por favor envie-nos a sua através do formulário.

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!