Soma das Partes
Título Original
Realizado por
Sinopse
Encomendado pela Fundação Calouste Gulbenkian e com produção da Galope Films, "A Soma das Partes" tem autoria de Edgar Ferreira ("Coro - 60 anos do Coro Gulbenkian", "A Música É Bela", "Os Aeroportos São Tristes") e traça o percurso da Orquestra Gulbenkian.
Apoiando-se em imagens de arquivo e entrevistas a intérpretes, maestros, musicólogos ou solistas internacionais, o realizador faz um percurso das seis décadas que se passaram desde que, em Outubro de 1962, se estreou ao vivo no Teatro Nacional D. Maria II, ainda com a designação de Orquestra de Câmara Gulbenkian.
O filme conta com a participação de Alejandro Oliva, Alfredo Flores, Andrew Swinnerton, António Gonçalves, Arlindo Santos, Evgeny Kissin, Hannu Lintu, Inês Thomas Almeida, Joana Carneiro, Lawrence Foster, Leonor Braga Santos, Levi Condinho, Lorenzo Viotti, Luís Tinoco, Manuel Teixeira, Maria João Pires, Maria José Falcão, Muhai Tang, Risto Nieminen, Rui Vieira Nery, Teresa Nunes da Ponte, Varoujan Bartikian e Vera Dias. PÚBLICO
Críticas Ípsilon
Soma das Partes: a orquestra no seu habitat
Um documentário simpático mas frustrante sobre os 60 anos da Orquestra Gulbenkian, que parece destinar-se apenas aos conhecedores e tem um travo a projecto institucional.
Ler maisCríticas dos leitores
Mais que a soma das partes
jphnny
Consegue transmitir bem a visão, persistência, entusiasmo e amor que levaram de uma orquestra de câmara de âmbito nacional a uma orquestra sinfónica de gabarito internacional. Pena que o título não tenha sido "Mais que a soma das partes".
Envie-nos a sua crítica
Submissão feita com sucesso!