//

Sete Invernos em Teerão

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Documentário 97 min 2023 M/14 13/11/2025 ALE, FRA

Título Original

Realizado por

Sinopse

Em 2007, a iraniana Reyhaneh Jabbari, então com 19 anos, foi atacada por Morteza Abdolali Sarbandi. Ao tentar defender-se, feriu-o com uma faca, provocando-lhe a morte. Apesar das evidências de que teria agido em legítima defesa, Reyhaneh foi presa e acusada de homicídio. O processo que se seguiu ficou marcado por irregularidades: confissões obtidas sob coacção, desaparecimento de provas e pressões para que alterasse o seu depoimento. Em tribunal, recusou sempre a assumir-se como culpada, afirmando que agiu para se proteger de uma agressão sexual.

Condenada à morte em 2009, passou sete anos na prisão de Evin, em Teerão, conhecida pelas sistemáticas violações dos direitos humanos. Durante esse tempo, Reyhaneh escreveu cartas e deixou gravações de voz nas quais descrevia as condições de detenção e a solidão em que vivia. Esses testemunhos tornaram-se públicos, transformando o seu caso num símbolo internacional da luta contra a violência de género e a injustiça judicial no Irão.

Apesar dos esforços de várias organizações de direitos humanos e das campanhas internacionais, Reyhaneh foi enforcada a 25 de Outubro de 2014. As suas últimas palavras, gravadas clandestinamente, pediam que o seu corpo não fosse tocado por estranhos e que o coração fosse doado “a alguém que precise de coragem”.

Através de imagens de arquivo, gravações, correspondência e testemunhos da família, a realizadora Steffi Niederzoll reconstrói o percurso de coragem e resistência de Reyhaneh perante um sistema caracterizado pelas suas injustiças. PÚBLICO

Críticas Ípsilon

Sete Invernos em Teerão, os Invernos da crueldade

Jorge Mourinha

Um chocante caso verídico da República Islâmica patriarcal e inflexível, contado por uma cineasta alemã num documentário competente mas convencional.

Ler mais

Críticas dos leitores

Não existem críticas dos nossos leitores. Por favor envie-nos a sua através do formulário.

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!