Ryuichi Sakamoto - Opus
Título Original
Realizado por
Sinopse
Falecido no dia 28 de Março de 2023, o japonês Ryuichi Sakamoto ficou mundialmente conhecido pela sua música electrónica e também pelas emblemáticas bandas sonoras dos filmes Feliz Natal, Mr. Lawrence (1983), de Nagisa Oshima (Palma de Ouro em Cannes e BAFTA de melhor banda sonora) e de O Último Imperador (1987), de Bernardo Bertolucci (que lhe valeu o Óscar).
No final de 2022, poucos meses antes de morrer, Sakamoto entrou no estúdio 509 da emissora pública japonesa NHK, em Shibuya (Tóquio), e criou um concerto onde tocou a solo 20 das peças mais distintivas dos seus 50 anos de carreira, num evento que foi transmitido via streaming para vários países do mundo.
As razões para um espectáculo nesses moldes explicou-as assim: “A minha força decaiu bastante, por isso um concerto de uma hora a 90 minutos de duração seria muito difícil”. “Por conseguinte, gravei-o tema a tema e montei-o para que possa ser apresentado como um concerto convencional – o que acredito que possa ser prazeroso da forma mais normal possível. Apreciem.”
E foi dessa derradeira performance que resultou este Opus, um filme-concerto realizado pelo seu filho Neo Sora que se estreou no Festival de Cinema de Veneza. PÚBLICO
Críticas Ípsilon
Arigato, Sakamoto-san
O testamento artístico de Ryuichi Sakamoto, mais do que um adeus à música, é uma celebração — um filme-concerto ao nível de Stop Making Sense ou Amazing Grace.
Ler maisCríticas dos leitores
Envie-nos a sua crítica
Submissão feita com sucesso!