O Riso e a Faca
Título Original
Realizado por
Elenco
Sinopse
Sérgio (interpretado por Sérgio Coragem), engenheiro ambiental, viaja para uma cidade da África Ocidental através de uma ONG, para elaborar um relatório sobre a construção de uma estrada entre o deserto e a selva. Enquanto tenta perceber o que aconteceu ao seu antecessor, desaparecido sem deixar rasto, torna-se bastante próximo de Diara e Gui (Cleo Diára e Jonathan Guilherme), dois habitantes locais.
Filmada na Guiné-Bissau e no deserto da Mauritânia, e seleccionado para competir na secção "Un Certain Regard" do Festival de Cannes – onde Diára arrecadou o prémio de melhor actriz –, esta co-produção entre Portugal, França, Roménia e Brasil conta com realização de Pedro Pinho ("Bab Sebta", "Um Fim do Mundo", "A Fábrica de Nada"), que se inspirou na canção com o mesmo nome da autoria do brasileiro Tom Zé. PÚBLICO
Críticas dos leitores
Problemático
Katia Sobral
Achei que o filme fazia tudo para nomear tendências de pensamento e problemáticas sociais do pós-colonialismo, mas mostrar que se está ciente delas não é o mesmo que combatê-las. O filme acaba por cair, nas suas intermináveis quase 4 horas de duração, em todas as armadilhas que monta.
O Riso e a Faca
Sofia Busse
Excelente filme, produção, argumento, fotografia, música. Excelentes atores. O esplendor, a cor, o movimento, a vulnerabilidade e a força de Bissau!
Longo demais
Laura
Este filme podia ser mesmo bom se tivesse duas horas. E nem era difícil conseguir isso. Até mais de metade sentimos as ideias à deriva, sem nada vir ao chão, mas a história está lá e até era fácil de fazer com ela um filme mais enxuto. Pena.
Envie-nos a sua crítica
Submissão feita com sucesso!






