O Riso e a Faca
Título Original
Realizado por
Elenco
Sinopse
Ver sessõesSérgio (interpretado por Sérgio Coragem), engenheiro ambiental, viaja para uma cidade da África Ocidental através de uma ONG, para elaborar um relatório sobre a construção de uma estrada entre o deserto e a selva. Enquanto tenta perceber o que aconteceu ao seu antecessor, desaparecido sem deixar rasto, torna-se bastante próximo de Diara e Gui (Cleo Diára e Jonathan Guilherme), dois habitantes locais.
Filmada na Guiné-Bissau e no deserto da Mauritânia, e seleccionado para competir na secção "Un Certain Regard" do Festival de Cannes – onde Diára arrecadou o prémio de melhor actriz –, esta co-produção entre Portugal, França, Roménia e Brasil conta com realização de Pedro Pinho ("Bab Sebta", "Um Fim do Mundo", "A Fábrica de Nada"), que se inspirou na canção com o mesmo nome da autoria do brasileiro Tom Zé. PÚBLICO
Sessões
Críticas dos leitores
Problemático
Katia Sobral
Achei que o filme fazia tudo para nomear tendências de pensamento e problemáticas sociais do pós-colonialismo, mas mostrar que se está ciente delas não é o mesmo que combatê-las. O filme acaba por cair, nas suas intermináveis quase 4 horas de duração, em todas as armadilhas que monta.
O Riso e a Faca
Sofia Busse
Excelente filme, produção, argumento, fotografia, música. Excelentes atores. O esplendor, a cor, o movimento, a vulnerabilidade e a força de Bissau!
Longo demais
Laura
Este filme podia ser mesmo bom se tivesse duas horas. E nem era difícil conseguir isso. Até mais de metade sentimos as ideias à deriva, sem nada vir ao chão, mas a história está lá e até era fácil de fazer com ela um filme mais enxuto. Pena.
Envie-nos a sua crítica
Submissão feita com sucesso!






