Rasganço
Título Original
Realizado por
Elenco
Sinopse
"Rasganço" é a primeira longa-metragem de Raquel Freire, depois de "Rio Vermelho", a curta-metragem que a apresentou ao mundo do cinema. O filme decorre em Coimbra, cidade complexa, que gravita em torno dos estudantes universitários com os seus rituais académicos. Um mundo fechado, dominado pela Associação Académica, pelas tradições seculares da praxe e de códigos de comportamento. Um dia chega à cidade um jovem de fora, que não pertence a esse mundo, que lhe permanece vedado. Para se vingar seduz e conquista várias mulheres, para de noite se transformar num mutilador de jovens estudantes. O rasganço, que dá nome ao filme, é a última, a mais violenta e selvagem tradição coimbrã. No dia em que um estudante acaba o curso, os amigos arrastam-no para o claustro da Universidade e rasgam-lhe o traje académico com os dentes e as unhas e roubam-lhe a capa, que o doutor tem que recuperar.
Este é um universo que Raquel Freire conhece bem, visto que estudou Direito em Coimbra - chamavam-lhe a "Generala Vermelha" - e foi também vice-presidente da Associação Académica.
O filme, que foi apresentado na Semana da Crítica do Festival de Veneza, é protagonizado por Ricardo Aibéo, Ana Teresa Carvalhosa, Paula Marques e Isabel Ruth, contando também com participações de Paulo Rocha, Luís Miguel Cintra, Ivo Ferreira, Ana Brandão, Ana Moreira e Lúcia Sigalho, entre outros.
PUBLICO.PT
Críticas Ípsilon
Falta peso e "cheiro a mal"
Ler maisCríticas dos leitores
Não existem críticas dos nossos leitores. Por favor envie-nos a sua através do formulário.
Envie-nos a sua crítica
Submissão feita com sucesso!