//

A Mais Preciosa Mercadoria

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Animação 81 min 2024 M/12 08/05/2025 BEL, FRA

Sinopse

Certo dia, enquanto procura lenha na floresta, um casal polaco muito pobre encontra algo lançado de um dos comboios que transportam prisioneiros para o campo de concentração de Auschwitz. Ao aproximarem-se, descobrem, chocados, que se trata de um recém-nascido. Ao levarem a criança para casa, este homem e esta mulher vêem as suas vidas profundamente transformadas.

"A Mais Preciosa Mercadoria" estreou-se em 2024 no Festival de Cinema de Cannes e foi escolhido como filme de abertura do Festival de Cinema de Animação de Annecy, nesse mesmo ano. Realizado por Michel Hazanavicius (vencedor do Óscar de melhor realizador com "O Artista"), trata-se de uma adaptação animada do conto homónimo escrito em 2019 por Jean-Claude Grumberg.

A narração é feita pelo actor Jean-Louis Trintignant (no seu último trabalho antes do seu falecimento, em 2022). Denis Podalydès e Dominique Blanc dão voz às personagens. PÚBLICO

Críticas Ípsilon

A Mais Preciosa Mercadoria: conto de fadas em traço grosso

Jorge Mourinha

O autor de O Artista procura redimir uma carreira diletante com uma adaptação melodramática, mas tecnicamente impecável, de um “conto de fadas” sob fundo de Holocausto.

Ler mais

Críticas dos leitores

Era uma vez…

J.F. Vieira Pinto

Chapter 1 - Era uma vez um casal já a entrar na velhice e que encontra um bebé abandonado. Criam-no como se fosse um filho. Mais tarde, em idade adulta, tornar-se-à alguém muito importante…Não!…

Chapter 2 - A mulher encontra a criança abandonada, um “Sem-Coração” que fica à mercê do seu marido “Bruta-montes” que a irá “despachar” para qualquer sítio à mercê da intempérie, após a “difícil” conclusão de que, afinal, “ele” era uma “ela”…

Chapter 3 - Esta é uma (espécie) de homenagem a Woody Allen, um norte-americano que adoro (é verdade, ainda existem americanos “bons”), nonagenário recente, que “resolve” as suas história em noventa minutos e, em muitos casos, menos.

É o caso desta animação interessantíssima, narrada por um outro, grande senhor do cinema francês: Jean-Louis Trintignant, que nos deixou em 2022. A produção do filme é de 2024…

Epílogo - “A Mais Preciosa Mercadoria”, uma ANI para adultos, conta-nos uma história passada durante a guerra. Tem um final diferente das animações eleitas para ganhar Óscares, geralmente norte-americanas. Destinatários desta produção europeia, são os “adultos” que, no velho continente, ainda estão a salvo da “infantilização global”. Façam favor de ver isto: não sairão defraudados e, já agora, depressivos.

O filme deixa uma (réstia) de esperança… Agarrem-se a ela.(****)

Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!