//

Por Ti, Portugal, Eu Juro!

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
98 min 2024 M/12 07/11/2024 POR

Título Original

Por Ti, Portugal, Eu Juro!

Diogo Cardoso, Sofia da Palma Rodrigues e Luciana Maruta, jornalistas da revista digital Divergente, publicaram a reportagem Por ti, Portugal, Eu Juro!. O trabalho, dividido em quatro capítulos, foi o resultado de uma longa investigação sobre como, durante a Guerra do Ultramar (1961-1974), Portugal recrutou 1,4 milhões de militares africanos para combaterem em Moçambique, em Angola e na Guiné, ao lado das tropas portuguesas. Esses homens, que lutaram por uma pátria que sentiam como sua, foram abandonados à sua sorte logo após a independência. Depois de muitos deles terem sido alvo de perseguições, prisões e fuzilamentos, ainda hoje aguardam o reconhecimento e as pensões de sangue e invalidez que lhes foram prometidas na altura.

A reportagem, que recebeu o primeiro prémio na categoria de Meios Audiovisuais da edição de 2022 do prémio da Comissão Nacional da UNESCO e da Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros, foi entretanto transposta para este documentário, realizado por Sofia de Palma Rodrigues e Diogo Cardoso. PÚBLICO

Críticas Ípsilon

Por Ti, Portugal, Eu Juro!: memória dos africanos que combateram por Portugal

Luís Miguel Oliveira

Depois da reportagem e do livro, um documentário sobre estes homens abandonados à sua sorte. Uma extensa investigação dos jornalistas Diogo Cardoso e Sofia da Palma Rodrigues.

Ler mais

Sessões

Críticas dos leitores

Não existem críticas dos nossos leitores. Por favor envie-nos a sua através do formulário.

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!