A Pianista
Título Original
A Pianista
Realizado por
Elenco
Sinopse
No Alentejo, uma ex-pianista tenta lidar, na herdade em que mora com o filho adolescente, com a morte do marido, que aconteceu de repente. Um dia, uma empresa que diz ter sido contratada pelo marido ainda em vida convence-a a aceitar um clone do marido. Só que isso irá trazer ao de cima segredos dele, nomeadamente casos que envolvem a polícia. Um filme de terror de Nuno Bernardo, o criador de “Diário de Sofia” e realizador de “Gabriel”, com Teresa Tavares, Miguel Borges e Gonçalo Almeida. PÚBLICO
Críticas Ípsilon
À medida do algoritmo
O filme de Nuno Bernardo não quer ser mais do que é, mas é um objecto industrial anónimo e reciclado, que parece feito à medida do caderno de encargos das plataformas.
Ler maisCríticas dos leitores
Coisas boas, coisas más
Teresa
O filme é pouco ambicioso. Tenta ser denso mas cai em erros de palmatória. No entanto não envergonha ninguém. O que mais tem havido são filmes portugueses que metem medo ao susto. Os actores vão bem e o Gonçalo Almeida é uma ótima revelação.
Um filme envolvente e marcante
Bruno Franco
Um filme que explora as dores e as marcas que o luto pode deixar nos familiares. É uma história muito forte com um final surpreendente e que deixa várias questões para o espectador responder e deduzir. É um filme que consegue pôr-nos a discutir o filme depois de sair da sala e fica presente na nossa mente durante muito tempo. Recomendo!
A Pianista
RM
Nuno Bernardo constrói uma atmosfera envolvente que nos faz mergulhar dentro da história. Teresa Tavares destaca-se com a sua interpretação, num filme que levanta questões profundas sobre o luto e o que fica depois da morte, deixando ecos que permanecem connosco muito depois dos créditos. É um filme que se destaca no panorama do cinema português por trazer consigo novas ideias e perspectivas.
Imprescindível
Sónia Borges
"A Pianista" é um filme imprescindível! É surpreendente, intrigante, cativante e tão nosso! Gostei muito. Tudo. Direção, Actores - a Teresa incrível, o Miguel incrível, a fotografia, a banda sonora, e claro o argumento. Vou muito ao cinema, vejo muita coisa, tenho preferências bem definidas, e posso dizer que apesar da inevitável referência ao “filme em Português”, em tudo se equipa a outros grandes filmes. Como disse, imprescindível.
A Pianista | Nuno Bernardo
Pedro Nunes
"A Pianista" do Nuno Bernardo é um bom exemplo de que conseguimos fazer filmes cá, que se vêm duas e três vezes. As personagens são complexas o suficiente para nos deixar dúvidas e com vontade de as voltar a ver. Os diálogos são fluidos. O setting é o nosso Portugal, é real e próximo de nós. Achei fantástico ser no interior. A história subjacente a este thriller tem várias camadas e que se unem bem.
A Pianista: um mergulho psicológico no luto
Mariana Ledo
"A Pianista" (2025), de Nuno Bernardo, revela como a negação do luto pode aprisionar e gerar novos sofrimentos. Um thriller psicológico que, sob a ótica da psicologia, nos lembra da importância de elaborar as perdas e reconstruir a vida com dignidade. Imperdível!
Envie-nos a sua crítica
Submissão feita com sucesso!






