Paula Rego, Histórias e Segredos

Votos do leitores
média de votos
Documentário 92 min 2017 06/04/2017 GB

Título Original

Paula Rego, Secrets and Stories

Sinopse

Maria Paula Figueiroa Rego nasceu em Lisboa, a 26 de Janeiro de 1935. Iniciou os estudos no Colégio Integrado Monte Maior, em Loures, seguindo para a St. Julian's School, em Carcavelos. Revelou, desde muito cedo, um grande talento para as artes. Incentivada pelo pai, partiu para Londres, onde estudou na Slade School of Fine Art, até 1956. Ali conheceu o pintor Victor Willing (1928-1988), com quem veio a casar. No início da década de 1970, com a falência da empresa familiar, vende a quinta da Ericeira, onde morava, e radica-se em Londres com o marido e os três filhos: Victoria, Caroline e Nick Willing (o realizador deste filme). Em 2014, Nick sentou-se com a mãe, então com 80 anos, e durante um período dois anos ouviu o que ela tinha para contar. Com isso, fez um filme. "Eram histórias que eu nunca tinha ouvido, que explicam muito da minha vida e da dela, de uma maneira que me fez entender várias das suas obras", explica. "O meu filme não é sobre a artista, é sobre a pessoa", sublinha. "O que acontece é que ela foi sempre artista primeiro, pessoa depois e mãe em terceiro. Eu queria descobrir a pessoa por trás da pintora." Conta que a mãe "foi sempre um grande mistério" e que quando, na tal conversa que veio a resultar neste filme, ela abriu uma porta para o seu mundo, ele aproveitou para fazer todas as perguntas que guardava.
Em simultâneo à estreia do filme, Paula Rego inaugura a exposição "Histórias & Segredos" na Casa das Histórias, em Cascais, com 80 obras suas e do marido, Victor Willing, algumas das quais inéditas em Portugal. Na mesma altura, a artista recebe Carta Branca da Cinemateca Portuguesa para programar um ciclo de dez filmes. PÚBLICO 
 

Realizado por

Críticas Ípsilon

Paula Rego show

Luís Miguel Oliveira

A pintora a dominar o filme com aquela mescla de franqueza e de inocência, ambas as coisas igualmente violentas, que também está nos seus quadros.

Ler mais

Paula Rego: a toca do lobo

Jorge Mourinha

O que parece um documentário de factura clássica torna-se num retrato desarmante do modo como a arte se alimenta da vida: Paula Rego: Histórias & Segredos

Ler mais

Críticas dos leitores

Exorcizar os nossos fantasmas

Luís Graça

Paula Rego é "nossa", o seu ADN é "tuga", independentemente de no mundo dos negócios da arte (que movimenta milhões") ser apresentada como "Portuguese-born British visual artist" e de ser "Dame"... ou seja, com um estatuto que a põe muito acima dos homens e um pouco abaixo dos deuses... <br /> <br />O mesmo aconteceu com a Helena Veira da Silva, "née portugaise, morte française"... Mas abaixo os chauvinismos culturais... e aproveitemos então este notável documentário, em hora nas nossas salas de cinema, para conhecer melhor a artista, a cidadã, a mulher, a esposa, a amante e a mãe que ela é... <br /> <br />É um risco tramado um filho (que usa o apelido inglês do pai) fazer um filme de 90 minutos sobre a sua mãe, que é hoje internacionalmente reconhecida como uma referência não só nas artes plásticas como na arte no feminino... <br /> <br />Porque as questões de género contam, e de que maneira, como contam outros determinantes psicossociais, a matriz sociocultural, a história de vida, o tempo e o lugar da artista... <br /> <br />Um documentário destes corre sempre o risco de roçar o "voyeurismo" e até de poder ser acusado de "hagiografia" ou até mesmo de descarado "marketing artístico"... <br /> <br />Dou os parabéns ao realizador que seguramente passou a conhecer melhor a sua mãe, e a exorcizar os seus próprios fantasmas, mas também teve o mérito de nos encher de orgulho ao ver este retrato a corpo inteiro de um grande portuguesa, de uma cidadã militante e de uma pintora genial.. <br /> <br />Independentemente da "intemporalidade" da arte, a Paula Rego é também a artista capaz de abrir a caixa de Pandora e as portas e as janelas da casa dos bonecos e das bonecas, mas ambém dos fasntasmas e dos horrorres onde aprendemos a ser homens e mulheres nos anos de chumbo do Estado Novo... É uma grande sacerdotiza da arte, esta mulher, esta potuguesa... Tenho hoje uma visão mais integrada e ajustada da sua vida e da sua arte. Quatro estrelas, sem favor, para este documentário que, ele sim, é todo "British"... <br /> <br />
Continuar a ler

Excelente documentário

Laura Fonseca

Compreende-se mais profundamente o sentido e a necessidade pessoal, cultural e social das suas obras. É a obra de uma familia.
Continuar a ler

Demasiado Humano....

Carmo S L

Comovente... trabalho esplendorosamente honesto!
Continuar a ler

Rich and moving documentary

Florence

Paula Rego, Histórias e Segredos is a wonderful documentary. It's packed with art, historical, sociological references, not to mention incredible life stories. I learned so much about this wonderful artist (interesting to know the link with Ron Mueck), about life in Portugal, about how an artist can influence societal changes (abortion). BRAVO!!
Continuar a ler

4 estrelas

JOSÉ MIGUEL COSTA

"Paula Rego, Histórias e Segredos" é um documentário convencional (e simples) com uma estratégia algo pedagógica e uma linha narrativa cronológica (que abarca os últimos 60 anos da vida da jovial pintora octogenária, desde o período em que deu os seus primeiros passos na londrina Slade School of Fine Art até ao presente), que intercala imagens de arquivo de filmes caseiros e fotografias, inúmeras entrevistas a terceiros e conversas íntimas com a protagonista. <p> Portanto, estruturalmente não é minimamente original, no entanto, e apesar disso, acaba por revelar-se uma obra de excepção tocante e até visceral. Possivelmente, devido à forma como a Paula Rego se "despe" de quaisquer tabus perante o realizador (o filho, Nick Willing), expondo-nos, de um modo genuíno e deliciosamente "ingénuo", o mais íntimo de si, quer a nível artístico quer pessoal (se é que estas dimensões alguma vezes são indissociáveis). </p><p> Estes segredos revelados sobre a sua intimidade (os episódios recorrentes de depressão, a relação complexa com o marido, os inúmeros casos extraconjugais, os problemas financeiros) não são mencionados por pura "devassa", mas como veiculo para entrarmos no universo fantástico/"fantasmagórico” da pintora, todo ele povoado pelo "perverso" e pelas histórias de (des)encantar. Aliás, estes são imprescindíveis para que consigamos percepcionar de forma mais objectiva as suas (magníficas) criações, até porque ficamos a perceber que a sua obra "mais não é" que uma série de "grafismos" que caricaturam as suas histórias pessoais (e dos quais a artista se serve como meio catártico de exorcizar os seus demónios, já que tem dificuldade em exprimir-se pela "palavra"). </p>
Continuar a ler

* * * * *

Nuno Alves

As três estrelas dadas pelos críticos do Público revelam a mediocridade da crítica de cinema que se (re)produz nos dias de hoje. Trata-se, na verdade, de um documentário de uma sensibilidade única, retratando a vida da pintora e explicando a sua obra assinalável. Um lindíssimo documentário, a todos os níveis assinalável. A não perder, portanto. Não há pois que perder tempo com críticos que de cinema percebem muito pouco, ou mesmo nada.
Continuar a ler

5 estrelas

Nuno Alves

É o país que temos.
Continuar a ler

Paula Rego Histórias e Segredos

Salette Brandão

Brilhante documentário, muito claririficador acerca do trabalho de Paula Rego, realizado pelo filho mais novo. <br />
Continuar a ler

Filme excepcional

João

Um documento belíssimo sobre a vida e obra de Paula Rego, realizado com mestria pelo seu filho. A não perder, para quem gosta de arte e da pintora.
Continuar a ler

Filme excepcional

João

Um documento belíssimo sobre a vida e obra de Paula Rego, realizado com mestria pelo seu filho. A não perder, para quem gosta de arte e da pintora.
Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!