O Palácio de Cidadãos
Título Original
Realizado por
Sinopse
Durante um ano, Rui Pires documentou o trabalho dos deputados no Parlamento. O resultado é este documentário, que acompanha os debates e votações (sobretudo sobre a Lei de Bases da Habitação) ao longo desse período, numa reflexão sobre a importância da participação cívica e do poder popular.
O foco da narrativa é “o papel que desempenham os deputados e de que forma é que desempenham esse trabalho”, sublinhando que “o filme acaba por mostrar uma realidade que é absolutamente desconhecida da grande maioria das pessoas”. Pires defende que a obra revela "como o trabalho dos deputados consiste em responder aos anseios legítimos da população e garantir que as decisões têm impacto na vida das pessoas".
Co-produção entre a Monomito Argumentistas e a Terratreme Filmes, "O Palácio de Cidadãos" conquistou o prémio de melhor filme na edição de 2024 do Doclisboa. PÚBLICO
Críticas Ípsilon
O Palácio de Cidadãos: passos perdidos
Rui Pires procura filmar os mecanismos da política através do quotidiano do Parlamento, mas perde-se nos seus corredores labirínticos sem nunca perceber o que quer mostrar.
Ler maisCríticas dos leitores
Essencial para qualquer cidadão minimamente interessado em política.
João Silva
"O Palácio de Cidadãos" permite-nos observar as várias facetas da Assembleia da República. Não há nada para mostrar de forma deliberada — aqui é mostrada a realidade, e cabe a cada espectador interpretar o que se passa nas entrelinhas. Numa época em que muitos cidadãos não têm duas horas e meia dúzia de euros para gastar, mas por falta de participação cívica acabam por perder toda uma vida de trabalho árduo, este filme é um ponto de partida.
Filme OBRIGATÓRIO
Cláudia Silva
Este filme devia ser mostrado nas escolas e a todo o público. Leva-nos a refletir, sem nos impor uma direção. Para quem ainda não entende a importância que têm as pessoas que elegemos para nos representarem, é assistirem a este filme.
Depois, esperamos que percebam porque devem escolher gente educada e formada para este trabalho!
Palácio dos cidadãos
Emília Costa
Exemplo perfeito de como o que se faz na assembleia da república pode se converter num filme que, não só não entedia, como diverte, informa e é poético.
Palácio da cidadania
Ilda Carvalho
Filme que importa ver, numa altura em que uma Casa da Democracia é cenário de um triste reality show, com intervenientes brejeiros e bocais.
Envie-nos a sua crítica
Submissão feita com sucesso!