Ovnis, Monstros e Utopias: Três Curtas Queer

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Curta min 2024 M/14 20/06/2024 POR

Título Original

Ovnis, Monstros e Utopias: Três Curtas Queer

Numa celebração do orgulho LGBTQIA+, "Ovnis, Monstros e Utopias" junta, na mesma sessão, três curtas que exploram vários géneros cinematográficos e têm a vivência “queer” como pano de fundo.

São elas: "Entre a Luz e o Nada", de Joana de Sousa;  "Sob Influência", de Ricardo Branco; e "Uma Rapariga Imaterial", de André Godinho. PÚBLICO

Sessões

Críticas dos leitores

Panfletário

Adelaide Barreiros

Até o menos desinteressante dos 3 filmes ("Uma Rapariga Imaterial") acaba refém da sua própria agenda, ao impor um final manifesto a uma narrativa que já tinha dito aquilo tudo. Some-se ao facto de que a sessão se chamar "3 curtas queer". Subtileza não tem aqui morada.

Ao filme de Godinho, que acaba a compensar a sessão até então falhada, juntam-se dois filmes em que as personagens parecem ter água em vez de sangue a correr nas veias. A pior de todas é "Sob Influência", uma curta que não deixa sabor nenhum na boca, nem doce nem amargo e, dizendo-se queer, nem nada de tudo o que está no meio.

Continuar a ler

A Geração da Apatia

Beatriz G.

Este programa de curtas que se auto-intitulam "queer" carece de algo que as retire dos umbigos dos realizadores e apresente ao público as suas ideias (pois chamar-lhes queer é uma atitude política) de maneira a que o público possa levar algo delas, seja entertenimento, informação ou, idealmente, entendimento.

Não é preciso que exista uma mensagem. Mas pessoalmente pergunto-me porque é que todas as figuras humanas nestas três curtas parecem zombies cheios de valium. Não é geracional, pois a nossa geração (pessoas que têm agora entre 20 e 30 anos) é quase o oposto disto.

Mas será geracional a vontade de mostrar as personagens como sombras adormecidas de si mesmas?

Continuar a ler

Conjunto de curtas muito fraquinho

Lucas

"Ovnis, Monstros e Utopias: Três Curtas Queer" é um programa de 3 curtas muito desigual na qual o standout é, fácilmente, "Uma Rapariga Imaterial" de André Godinho, uma fantasia queer composta de belos planos, algumas boas ideias narrativas e uma sensação de pulsão sexual interessante, embora totalmente alheia à apática personagem central.

Das outras duas curtas pouco há a dizer, embora "Entre a Luz e o Nada", de Joana de Sousa, na sua desigualdade, não seja desprovida de interesses vários. A ovelha negra é mesmo "Sob Influência", de Ricardo Branco, uma curta com sabor a exercício escolar cuja inserção neste programa levanta diversas questões relativamente aos critérios da curadoria.

Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!