Os Desterrados do Arquipélago
Título Original
Realizado por
Elenco
Sinopse
Seguindo o destino das adaptações conradianas (maioritariamente feitas ao arrepio da cronologia dos romances), este filme de 1951 transpôs o segundo livro de Conrad, de 1896, que era também o segundo em que surgia Tom Lingard, o “honesto” e “indulgente” “amante e servidor do mar”, presente em três obras do escritor.
Neste, Lingard (Ralph Richardson) é traído de múltiplas formas pelo seu antigo protegido Willems (Trevor Howard), que, durante a sua ausência, atenta contra comerciantes e comunidade nativa, e seduz Aissa, filha do chefe tribal. A obra muda o paradigma de adaptação das histórias de Conrad decorridas em lugares exóticos, tendo pela primeira vez exteriores filmados no Oriente (Ceilão, a valer por Borneo ou Java), num pormenor com alguma importância na relação do cinema com as representações conradianas de lugares e povos (que obviamente não anula muitas das simplificações a esse nível).
Tendo chegado a ser alvo de críticas entusiasmadas, o filme teve avaliações desiguais, sem que ninguém lhe negasse, pelo menos, o reconhecimento de troços memoráveis e um enorme elogio à “aparição” Kerima (nome promocional de quem nada tinha de ascendência local) no papel da silenciosa Aissa. Texto: Cinemateca Portuguesa
Críticas dos leitores
Não existem críticas dos nossos leitores. Por favor envie-nos a sua através do formulário.
Envie-nos a sua crítica
Submissão feita com sucesso!