//

Os Desterrados do Arquipélago

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Aventura, Drama 102 min 1951 GB

Título Original

Sinopse

Seguindo o destino das adaptações conradianas (maioritariamente feitas ao arrepio da cronologia dos romances), este filme de 1951 transpôs o segundo livro de Conrad, de 1896, que era também o segundo em que surgia Tom Lingard,  o “honesto” e “indulgente” “amante e servidor do mar”, presente em três obras do escritor.

Neste, Lingard (Ralph Richardson) é traído de múltiplas formas pelo seu antigo protegido Willems (Trevor Howard), que, durante a sua ausência, atenta contra comerciantes e comunidade nativa, e seduz Aissa, filha do chefe tribal. A obra muda o paradigma de adaptação das histórias de Conrad decorridas em lugares exóticos, tendo pela primeira vez exteriores filmados no Oriente (Ceilão, a valer por Borneo ou Java), num pormenor com alguma importância na relação do cinema com as representações conradianas de lugares e povos (que obviamente não anula muitas das simplificações a esse nível).

Tendo chegado a ser alvo de críticas entusiasmadas, o filme teve avaliações desiguais, sem que ninguém lhe negasse, pelo menos, o reconhecimento de troços memoráveis e um enorme elogio à “aparição” Kerima (nome promocional de quem nada tinha de ascendência local) no papel da silenciosa Aissa. Texto: Cinemateca Portuguesa

Críticas dos leitores

Não existem críticas dos nossos leitores. Por favor envie-nos a sua através do formulário.

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!